Busca avançada
Ano de início
Entree

Infecções por Aspergillus sp. em imunodeprimidos: diagnóstico clínico-laboratorial-molecular e estudos genotípicos e fenotípicos dos isolados

Resumo

Propõe-se a identificação das espécies de Aspergillus como agentes de Aspergilose Invasiva (AI) em nosso meio em estudo prospectivo de coorte, visando analisar o papel do microorganismo e de possível resistência aos antifúngicos na evolução de pacientes com doença provada, provável e possível, segundo critérios definidos por EORTC/MSG. Pesquisar-se-á o perfil de suscetibilidade aos antifúngicos em pacientes com doença invasiva e colonizados bem como a presença de sinergismo/antagonismo de medicamentos. Será avaliada a acurácia do diagnóstico de imagem com base em dados mais detalhados da tomografia computadorizada no diagnóstico associada aos dados clínicos em comparação às provas imunologicas (galactomanana e β 1,3 glucana) e moleculares em relação ao tempo de diagnóstico e desfecho da doença. Serão realizados ensaios de imunoproteômica em soros de pacientes com várias formas de aspergilose, visando prospecção de proteínas candidatas a biomarcadores para o diagnóstico da Al, a partir de extratos de hifa/tubo germinativo ou do secretoma deste fungo. Esta avaliação visa à seleção de epitopos específicos que propiciem um diagnóstico precoce, sensível e específico em provas aplicáveis à atenção médica no SUS, com melhor custo-benefício-efetividade do que as provas comerciais disponíveis de alto custo. Será analisada a aplicabilidade da PCR em comparação às provas imunologicas, tanto no sangue, como em lavado bronco alveolar. Estudo genotípico dos isolados será realizado em comparação às provas fenotípicas e visando correlacionar com a gravidade e o desfecho do quadro clínico. Serão incluídos 400 indivíduos a maioria com aspergilose invasiva, além de pacientes com outras doenças infecciosas, controles sadios e portadores de colonização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIRGINIO, EMYLLI D.; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA H.; BATISTA, MARJORIE VIEIRA; SCHIRMER, MARCELO R.; ABDELHAY, ELIANA; SHIKANAI-YASUDA, MARIA A.; LOPES-BEZERRA, LEILA M. Immunoproteome of Aspergillus fumigatus Using Sera of Patients with Invasive Aspergillosis. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 15, n. 8, p. 14505-14530, AUG 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.