Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotobiomodulação da expressão de citocinas por células pulpares irradiadas com LED (855 nm)

Processo: 12/09502-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Josimeri Hebling Costa
Beneficiário:Josimeri Hebling Costa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Alberto de Souza Costa
Assunto(s):Odontopediatria  Fototerapia  Estimulação luminosa  LED  Infravermelho  Citocinas  Tecido pulpar 

Resumo

Apesar de existirem alguns estudos sobre os efeitos de fontes de luz na dinâmica de diferentes tecidos, pouco é conhecido sobre o mecanismo de ação da irradiação celular com diodos emissores de luz (LED) sobre a modulação inflamatória tecidual, especialmente do tecido pulpar. Deste modo, o objetivo do presente estudo será avaliar o efeito do LED no comprimento de onda 855 nm (infravermelho) sobre cultura primária de células pulpares quanto à expressão de mediadores inflamatórios. Para o experimento será utilizada cultura primária de células pulpares, obtidas de dentes decíduos humanos hígidos (n=10). Essas células serão estimuladas pela aplicação de lipopolissacarídeos (LPS) previamente a irradiação com luz LED com diferentes doses de energia (0, 2, 4, 8, 15 ou 30 J/cm2). Grupos sem estimulação com LPS porém irradiados com as diferentes doses de energia servirão como controles. Para avaliação das citocinas inflamatórias produzidas pelas células, serão utilizados antibody array contendo 36 citocinas que participam do processo inflamatório em tecidos humanos. As citocinas mais produzidas, detectadas pelo antibody array, serão quantificadas em análise posterior por meio de q-PCR. Testes estatísticos serão selecionados em função do tipo de variável resposta e das características do conjunto de dados de cada uma delas, considerando-se as fontes de variação do estudo "dose de energia" e "estimulação por LPS". As inferências estatísticas serão baseadas no nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTORO, L. A.; TURRIONI, A. P. S.; BASSO, F. G.; DE SOUZA COSTA, C. A.; HEBLING, J. Infrared LED irradiation photobiomodulation of oxidative stress in human dental pulp cells. International Endodontic Journal, v. 47, n. 8, p. 747-755, AUG 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.