Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação de Giardia e Cryptosporidium em águas de abastecimento público e avaliação de risco de infecção via ingestão de água em município da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)

Processo: 12/12750-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Maria Tereza Pepe Razzolini
Beneficiário:Maria Tereza Pepe Razzolini
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):13/50022-0 - A contribuição do campo das ambiências para a construção de instrumentos e métodos de sensibilização, comunicação e participação envolvendo populações expostas ao risco de contaminação biológica das águas, AP.R
Assunto(s):Águas subterrâneas  Abastecimento de água  Poluição da água por micro-organismos  Infecções por protozoários  Cryptosporidium parvum  Giardia lamblia  Oócitos 

Resumo

A contaminação biológica das águas superficiais e subterrâneas destinadas ao abastecimento público representa riscos à saúde humana. Os protozoários patogênicos Giardia e Cryptosporidium merecem atenção pela resistência a processos de desinfecção usualmente utilizados em processos de tratamentos convencionais de água, baixas doses infecciosas e capacidade de sobrevivência no ambiente e ainda pela relevância do papel desses protozoários em surtos de doenças veiculadas pela água. Estudo de revisão sobre surtos associados à transmissão desses protozoários pela água revelou que Cryptosporidium parvum e Giardia lamblia são os principais responsáveis pelo maior número de casos registrados. No intuito de se proteger a saúde humana a legislação brasileira, Portaria 2.914/2011, obriga a realização do monitoramento de cistos de Giardia e oocistos de Cryptosporidium nos pontos de captação de água quando a concentração de E.coli ultrapassar 103UFC/100mL, estabelece valores de turbidez em função da média aritmética de oocistos de Cryptosporidium (<3,0 oocistos/L) nos pontos de captação de água e ainda que essa média deve ser obtida considerando um número mínimo de 24 amostras coletadas uniformemente por um período mínimo de um ano e no máximo de dois anos. Ainda estabelece a obrigatoriedade de se manter a avaliação sistemática dos sistemas de abastecimento de água, sob a perspectiva dos riscos à saúde com a implantação do Plano de Segurança da Água (PSA). Objetivo: O objetivo da pesquisa é o de quantificar (oo)cistos de Giardia e Crytptosporidium em amostras de água de ponto de captação para abastecimento público e avaliar o risco de infecção por esses protozoários patogênicos via ingestão de água. Métodos: Serão coletadas amostras do rio Ribeirão dos Cristais no ponto de captação para a ETA de Cajamar durante 12 meses em uma frequência semanal, perfazendo um total de 48 amostras. As coletas e a análise da concentração dos protozoários serão realizadas de acordo com EPA - Método 1623,2005. A quantificação de E. coli será efetuada por ensaio cromogênico empregando o kit Colilert (Iddex), segundo os Standards Methods (21st ed. 2005), SM 9223. A probabilidade de infecção será estimada usando-se o modelo de dose resposta exponencial para Giardia e Cryptosporidium e as incertezas e variabilidades serão tratadas utilizando-se o Método de Monte Carlo. Resultados Esperados: Contribuir com dados para a elaboração e ou revisão de padrões de qualidade das águas destinadas ao abastecimento público e obtenção da estimativa da probabilidade de infecção devido à exposição a Giardia e Cryptosporidium via ingestão de água. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATAIERO, M. O.; ARAUJO, R. S.; NARDOCCI, A. C.; MATTE, M. H.; SATO, M. I. Z.; LAURETTO, M. S.; RAZZOLINI, M. T. P. Quantification of Giardia and Cryptosporidium in surface water: a risk assessment and molecular characterization. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY-WATER SUPPLY, v. 19, n. 6, p. 1823-1830, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.