Busca avançada
Ano de início
Entree

Competências tecnológicas no ensino de pós-graduação em enfermagem cardiológica

Processo: 12/15437-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2013 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Rika Miyahara Kobayashi
Beneficiário:Rika Miyahara Kobayashi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Madalena Januário Leite
Assunto(s):Educação em enfermagem  Enfermagem cardiológica  Doenças cardiovasculares  Competência profissional  Tecnologia biomédica 

Resumo

A doença cardiovascular é reconhecida como causa de morbidade e mortalidade mundialmente e a equipe de enfermagem deve estar qualificada para assistir pacientes com doenças crônico-degenerativas e em especial os acometidos com doenças cardiovasculares. Os enfermeiros graduados apresentam dificuldades para se inserirem e se manterem no trabalho, por inúmeras razões que vão desde sua formação à manutenção de sua competência profissional por meio da educação permanente para atender às demandas do trabalho. O desenvolvimento da competência tecnológica pode diminuir distâncias entre o ensino e o trabalho, pela possibilidade de se investir na formação e na educação permanente destes enfermeiros, com especificidade na área cardiovascular. O presente estudo tem como objetivos, identificar a percepção dos coordenadores dos cursos de especialização ou residência em Enfermagem cardiológica em relação à inserção de conteúdos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e analisar os conteúdos descritos pelos coordenadores relacionando às competências referentes às tecnologias da informação e comunicação. A coleta de dados será realizada junto à coordenação dos cursos, abordando sobre os conteúdos e as competências tecnológicas em Enfermagem Cardiovascular. Os resultados obtidos poderão trazer contribuições importantes para a formação de recursos humanos e na proposição de difusão do conhecimento em consonância com a tecnologia disponível, desbravando fronteiras de grandes centros e permeando os diferentes núcleos de assistência espalhados pelo Estado e pelo País. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOBAYASHI, RIKA MIYAHARA; JANUARIO LEITE, MARIA MADALENA. Technological competencies in cardiovascular nursing education. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 6, p. 971-977, DEC 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.