Busca avançada
Ano de início
Entree

ADAM10 as a biomarker for Alzheimer's Disease: a study with Brazilian elderly

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência em pessoas acima de 65 anos. Estudos plaquetários com a ADAM10 têm mostrado que a sua expressão é reduzida em pacientes com DA. O objetivo desta pesquisa foi comparar os níveis plaquetários da proteína ADAM10 em dois grupos de idosos brasileiros, considerando as fases da doença. As técnicas de SDS-PAGE e western blotting foram utilizadas. Os resultados mostraram uma redução na expressão da ADAM10 plaquetária em idosos com DA, se comparado a sujeitos saudáveis, pareados por sexo, idade e escolaridade. A progressão da doença intensificou esta redução. ADAM10 foi a única variável estatisticamente significativa (p = 0,01) para o aumento da probabilidade de ocorrência de DA. Um ponto de corte <0,4212 na curva ROC capturou uma sensibilidade e especificidade de 70% e 80,77%, respectivamente. Aliada a testes neuropsicológicos e e critérios clínicos, a ADAM10 é um biomarcador importante para o diagnóstico precoce e preciso da DA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZINE, PATRICIA REGINA; DE FRANCA BRAM, JESSYKA MARIA; BARHAM, ELISABETH JOAN; CARVALHO DO VALE, FRANCISCO DE ASSIS; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO; COMINETTI, MARCIA REGINA; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. ADAM10 as a Biomarker for Alzheimer's Disease: A Study with Brazilian Elderly. DEMENTIA AND GERIATRIC COGNITIVE DISORDERS, v. 35, n. 1-2, p. 58-66, 2013. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.