Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações anisotrópicas entre átomos de Rydberg ultrafrios e métodos de imagem

Processo: 12/19342-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2013 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Luis Gustavo Marcassa
Beneficiário:Luis Gustavo Marcassa
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Resfriamento e aprisionamento de átomos  Átomos frios  Átomos de Rydberg  Armadilha de dipolo  Anisotropia 

Resumo

Este projeto é baseado no trabalho atual que ocorre no grupo de pesquisa do Professor Luis Marcassa da Universidade de São Paulo (USP) e Professor James Shaffer da Universidade de Oklahoma (OU). Experimentos sobre interações de dois átomos de Rydberg serão conduzidos para estudar a sua anisotropia utilizando os métodos de imagem de átomos de Rydberg e tempo de vôo. Os resultados destes experimentos serão comparados com a teoria feito pelo grupo de pesquisa na UO. Especificamente, a força da interacção entre átomos de Rydberg polarizados é anisotrópica na presença de um campo elétrico, e para observa-lá utilizaremos espectroscopia de imagem 3D nas colisões entre pares de átomos de Rydberg. Os resultados serão comparados com os cálculos. Na Universidade de São Paulo, os experimentos sobre anisotrópicos interações atômicas de Rydberg usará redes ópticas e diferentes armadilhas. Estas experiências vão medir as taxas de perda de colisões em função da magnitude do campo elétrico direção do campo elétrico e geometria armadilha. Os resultados dos experimentos em São Paulo serão comparados com os cálculos realizados na Universidade de Oklahoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KONDO, JORGE M.; BOOTH, DONALD; GONCALVES, LUIS F.; SHAFFER, JAMES P.; MARCASSA, LUIS G. Role of multilevel Rydberg interactions in electric-field-tuned Forster resonances. Physical Review A, v. 93, n. 1 JAN 8 2016. Citações Web of Science: 6.
KONDO, JORGE M.; GONCALVES, LUIS F.; CABRAL, JADER S.; TALLANT, JONATHAN; MARCASSA, LUIS G. Two-body Forster resonance involving Rb nD states in a quasi-electrostatic trap. Physical Review A, v. 90, n. 2 AUG 18 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.