Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares da biologia do fungo aquático Blastocladiella emersonii

Processo: 12/19960-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Suely Lopes Gomes
Beneficiário:Suely Lopes Gomes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Raphaela de Castro Georg
Assunto(s):Fungos  Proteômica  Análise de sequência de DNA  RNA mensageiro  Transdução de sinais  Fosforilação  GMP cíclico 

Resumo

Este projeto visa investigar aspectos moleculares relacionados ao ciclo de vida do fungo aquático Blastocladiella emersonii. Três subprojetos que analisam diferentes aspectos da biologia do fungo serão desenvolvidos. No subprojeto 1, serão investigados os efeitos de estresses ambientais no processamento dos RNA mensageiros no fungo. Em particular investigaremos como a exposição do fungo a metais pesados altera a excisão dos introns nos mRNAs, assim como iniciaremos a caracterização dos componentes do spliceossomo de Blastocladiella. No subprojeto 2, o enfoque será na caracterização da via de sinalização por GMP cíclico em B. emersonii. Para tanto serão caracterizadas as três guanilato ciclases putativas encontradas durante o sequenciamento de bibliotecas de cDNA do fungo, além de uma fosfodiesterase de cGMP. Outros possíveis componentes da via de sinalização serão também investigados, assim como seus níveis ao longo do ciclo de vida do fungo e suas localizações subcelulares. No subprojeto 3, será realizada uma avaliação fosfoproteômica durante os dois estágios de diferenciação celular do fungo: a germinação e a esporulação. Esta análise é muito importante para o melhor conhecimento dos mecanismos envolvidos no controle do ciclo de vida do fungo, visto que existem fortes evidências da importância de eventos de fosforilação e desfosforilação de proteínas fases durante o ciclo. A associação dos eventos de fosforilação/desfosforilação com vias de transdução de sinal também será investigada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUEVANO-MARTINEZ, LUIS ALBERTO; CALDEIRA DA SILVA, CAMILLE C.; NICASTRO, GIANLUCCA G.; SCHUMACHER, I, ROBERT; KOWALTOWSKI, ALICIA J.; GOMES, SUELY L. Mitochondrial alternative oxidase is determinant for growth and sporulation in the early diverging fungus Blastocladiella emersonii. FUNGAL BIOLOGY, v. 123, n. 1, p. 59-65, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.