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As repercussões do pensamento foucaultiano na Pesquisa Educacional Brasileira (1990-2012)

Processo: 12/20174-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Julio Roberto Groppa Aquino
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/11059-6 - Apoio técnico à pesquisa: as repercussões do pensamento foucaultiano na pesquisa educacional brasileira (1990-2012), BP.TT
Assunto(s):Pesquisa educacional 

Resumo

Passadas mais de duas décadas e meia de seu desaparecimento, Michel Foucault persiste como um expoente do pensamento do pós-guerra, tendo angariado uma "popularidade" que pouquíssimos intelectuais contemporâneos lograram obter em escala global. Aclamada por uns, execrada por outros e, ainda, objeto de contestação para alguns, a obra foucaultiana adquiriu no Brasil uma repercussão tão paulatina quanto recorrente em várias áreas de conhecimento, com destaque para a Educação. Nesta, a recepção/difusão das ideias foucaultianas deu-se, sobretudo, a partir de meados anos 1990, por meio daquilo que se convencionou nomear pesquisas pós-críticas, as quais têm tido a teorização foucaultiana ora de modo exclusivo, ora de modo conjugado com outros autores como um dos pilares de sustentação. Visando configurar um horizonte possível das repercussões das ideias foucaultianas na pesquisa educacional brasileira, a presente investigação ocupa-se de duas frentes extensivas e complementares: os artigos de matriz foucaultiana divulgados em 33 periódicos entre 1990 e 2012, bem como um conjunto de 15 entrevistas com os pesquisadores mais assíduos ou influentes nesse campo. Pretende-se, assim, contemplar analiticamente, além de uma cartografia geral da produção bibliográfica sob o timbre dos Estudos Foucaultianos na Educação, os diferentes modos pelos quais se deu a apropriação do pensador francês nesse quadrante, atentando para os transbordamentos, as hibridizações e as polifonias múltiplas, todos eles carreados por uma espécie de fagocitose do pensamento foucaultiano - desde aquelas iniciativas instrumentais até as de vocação apologética. (AU)