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A construção midiática do consumo e da cidadania: identidades e representações nos discursos televisivos ficcionais - mediações entre cotidiano, ideologia e cultura

Processo: 12/20850-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Marcia Perencin Tondato
Beneficiário:Marcia Perencin Tondato
Instituição-sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Aparecida Baccega
Assunto(s):Televisão  Sociedade de consumo  Cidadania 

Resumo

Esta pesquisa parte da perspectiva do consumo como constituição das identidades no contexto da sociedade complexa, em que conceituações correntes não dão conta da universalidade e do particularismo, do pluralismo e do individualismo que se mesclam nos espaços público e privado. Em que direitos e deveres universais não dão conta, como nunca deram, das necessidades e demandas de uma vivência social comum, as minorias (étnicas, geracionais, sexuais) passando a reivindicar direitos diferenciados, visando à igualdade. O objetivo da pesquisa é aprofundar as reflexões sobre a intersecção comunicação-consumo-cidadania, refletindo sobre as concepções de consumo e cidadania, problematizando os discursos sobre consumismo, inserção cidadã, responsabilidade social, consumo consciente, do ponto de vista de identidades representadas por estereótipos, como "meios de facilitação", mas também, e talvez principalmente, como estratégias de mobilização dos indivíduos em prol da manutenção das perspectivas hegemônicas. Também, verificar como esta intersecção é apresentada nas narrativas midiáticas, em especial na ficção seriada televisiva. A partir dos estudos de recepção, pensando os processos de significação e ressignificação inerentes ao à contemporaneidade, avaliar as possibilidades de abertura, as brechas para leituras diferentes e divergentes, em discursos mediados pelo cotidiano e pela cultura. Além da preocupação da construção metodológica para análise de fenômenos pertinentes à temática explicitada, na perspectiva de que é por meio da problematização metódico-epistemológica que avançamos no conhecimento do campo da comunicação. (AU)

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