Busca avançada
Ano de início
Entree

Segurança da carne: uma abordagem inovadora de modelagem para avaliação da transferência e contaminação cruzada, da fazenda até o consumo

Processo: 12/50535-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Convênio/Acordo: Innovation Fund Denmark
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Pesq. responsável no exterior: Soren Aabo
Instituição no exterior: Technical University of Denmark (DTU), Dinamarca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia de alimentos  Conservação de alimentos  Alimentos de origem animal  Carnes e derivados  Contaminação de alimentos  Segurança alimentar  Listeria monocytogenes  Salmonella 

Resumo

Salmonella e Listeria monocytogenes são patógenos de importância em alimentos que representam grande preocupação para os consumidores, indústrias de alimentos e autoridades de saúde pública. Investigações de surtos de doenças transmitidas por alimentos indicam que a contaminação cruzada é a principal causa da contaminação dos produtos de origem animal por estes patógenos nas etapas de abate, processamento e pós-processamento. Todavia, pouco se sabe sobre como a contaminação cruzada ocorre e seus impactos no risco envolvendo estes patógenos e produtos cárneos. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a transferência de Salmonella e L. monocytogenes na cadeia produtiva da carne e seus derivados, do campo à mesa e as mudanças nas populações microbianas nas carcaças e carne em diferentes etapas do processamento usando o pirosequenciamento do gene 16S-RNA, e ferramentas inovadoras de modelagem. As atividades do programadas foram divididas em quatro "work packages": i) Análise da microbiota por pirosequenciamento do DNA e PCR em tempo real; ii) Avaliação da contaminação cruzada por Salmonella durante o abate de suínos; iii) Avaliação da contaminação cruzada por L. monocytogenes durante o processamento de produtos prontos para o consumo e iv) Modelagem preditiva da contaminação cruzada e quantificação do risco de salmonellose e listeriose devido a contaminação cruzada. O projeto foi desenvolvido baseando-se na necessidade das indústrias, cientistas de alimentos e órgãos governamentais de contarem com ferramentas confiáveis para modelagem e análise da contaminação cruzada em etapas específicas do abate e processamento de produtos cárneos. Os resultados do presente projeto permitirão a indústria e varejo a estabelecerem seus próprios sistemas de controle, adequar regimes de limpeza e a estabelecer padrões de desempenho para equipamentos de processamento de maneira a beneficiar a segurança dos produtos cárneos e consumidores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Modelagem computacional ajuda a melhorar a qualidade e a segurança microbiológica dos alimentos  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLLER, C. O. A.; SANT'ANA, A. S.; HANSEN, S. K. H.; NAUTA, M. J.; SILVA, L. P.; ALVARENGA, V. O.; MAFFEI, D.; SILVA, F. F. P.; LOPES, J. T.; FRANCO, B. D. G. M.; AABO, S.; HANSEN, T. B. Evaluation of a cross contamination model describing transfer of Salmonella spp. and Listeria monocytogenes during grinding of pork and beef. International Journal of Food Microbiology, v. 226, p. 42-52, JUN 2 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.