Busca avançada
Ano de início
Entree

Benefícios da utilização do sufentanil durante indução anestésica em anestesia venosa total com remifentanil em infusão contínua

Processo: 12/16372-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Fernanda Bono Fukushima
Beneficiário:Fernanda Bono Fukushima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia  Analgesia controlada pelo paciente  Dor  Sufentanil 

Resumo

O manejo adequado da dor pós-operatória é amplamente reconhecido como um desafio clínico com implicações para além das questões humanitárias. Múltiplas evidências já estabeleceram a associação entre o controle efetivo da dor pós-operatória com benefícios fisiológicos para o paciente, menor duração da hospitalização e menor incidência de complicações intra-hospitalares tais como pneumonia, delirium e dor pós-operatória persistente. Todavia, a despeito da existência de diversos medicamentos e estratégias analgésicas, a prevenção e o tratamento da dor pós-operatória é frequentemente subótimo. O Remifentanil é um opióide potente de curta duração utilizado comumente em infusão contínua para anestesia durante diversos procedimentos cirúrgicos. O Remifentanil tem sido extensivamente advogado como um meio para proporcionar rápido despertar dos pacientes no período pós-operatório imediato com baixo risco de depressão respiratória. No entanto este medicamento não produz analgesia residual após o término de sua infusão durante a cirurgia e a ocorrência de dor pós-operatória torna-se uma questão relevante. Com o intuito de suplantar esta limitação, a utilização de uma dose única de Sufentanil, um opióide de longa duração, durante a indução de procedimentos anestésicos onde o Remifentanil será utilizado em infusão contínua, constitui uma prática comum entre muitos anestesiologistas. Contudo, a efetividade desta estratégia carece de evidência decorrente de ensaios clínicos. Sendo assim, propõe-se o presente ensaio clínico randomizado para avaliar a efetividade de uma dose única de Sufentanil administrada durante a indução da anestesia para o manejo da dor pós-operatória de pacientes submetidos a cirurgia abdominal aberta sob anestesia com infusão contínua de Remifentanil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL C. MENEZES; EDISON I.O. VIDAL; CESAR M. COSTA; GLENIO B. MIZUBUTI; ANTHONY M.H. HO; GUILHERME A.M. BARROS; FERNANDA B. FUKUSHIMA. Sufentanil during anesthetic induction of remifentanil-based total intravenous anesthesia: a randomized controlled trial. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 69, n. 4, p. 327-334, Ago. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.