Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração curricular baseada em casos clínicos da atenção primária à saúde nos cursos de medicina

Processo: 12/21360-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Eliana Martorano Amaral
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Helena Alves Soares Chini
Assunto(s):Pessoal de saúde  Medicina  Currículo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação | Integração | Medicina | Clínica Médica

Resumo

A educação tradicional no ensino superior forma profissionais de saúde pouco preparados para uma atuação profissional humanista, reflexiva, crítica e ética, com dificuldade de integração dos conteúdos básicos e clínicos. Várias escolas médicas tem se utilizado da inserção do estudante e a sua vivência na comunidade para facilitar a integração do currículo, tornando o aprendizado contextualizado e significativo. Este trabalho visa avaliar fatores associados a sucesso e insucesso de experiências de integração curricular com atividades baseadas na comunidade, enfatizando a estratégia de problematização com casos vivenciados pelos estudantes na atenção primária à saúde. Trata-se de um desenho de corte transversal, com estudo de casos. A população alvo da pesquisa será obtida através de questionário com perguntas abertas e fechadas que será enviado a todas as escolas médicas, respondido pelos coordenadores de cursos, objetivando a identificação e caracterização das experiências de integração curricular. Posteriormente, serão realizados um estudo quantitativo e qualitativo de 4 casos, dois de sucesso e dois de insucesso, sendo uma escola pública e uma privada, identificados pelas respostas ao questionário de coordenadores de curso. Para estes casos selecionados, serão aplicados questionários estruturados para todos os estudantes concluintes, e para os docentes/tutores das disciplinas/ módulos com atividades integradoras por problematização de casos vivenciados na atenção primária. Serão revistos os projetos pedagógicos dos cursos e os planos de ensino das disciplinas/módulos com atividades integradoras, e realizadas grupo focal com 8-12 estudantes, entrevista semi-estruturada com os docentes/tutores das disciplinas/ módulos com atividades integradoras e com os coordenadores de curso das quatro escolas selecionadas. A análise quantitativa dos questionários será descritiva, com distribuição percentual das variáveis categóricas e médias ou medianas das variáveis intervalares. A análise qualitativa será realizada através da análise de conteúdo, obtida por meio da condução de 4 grupos focais compostos por 8 a 12 estudantes, e das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os docentes/tutores das disciplinas/módulos e com os coordenadores de curso, das quatro escolas selecionadas intencionalmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELENA CHINI; MARIA JOSÉ DUARTE OSIS; ELIANA AMARAL. A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Rev. bras. educ. med., v. 42, n. 2, p. 45-53, . (12/21360-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.