Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fluidificado tratando vinhaça sob condições termofílicas

Processo: 12/21715-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Edson Luiz Silva
Beneficiário:Edson Luiz Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fontes alternativas de energia  Hidrogênio  Reatores anaeróbios  Reatores de leito fluidificado  Vinhaça 

Resumo

Atualmente, 80% da energia mundial é gerada por combustíveis fósseis. Entretanto, já se sabe que as reservas destes combustíveis são escassas e seus compostos geram diversos problemas ambientais. Assim, na década de 1990, surgiu o interesse pelo estudo de combustíveis renováveis e menos agressivos ao meio ambiente. O hidrogênio é uma alternativa para substituir os combustíveis fósseis que geram dióxido de carbono como produto da queima, potencializador do efeito estufa. O H2 é considerado um combustível limpo, gera água como produto nas células de energia e apresenta alta conversão de energia por unidade de massa. Diversos trabalhos foram desenvolvidos com objetivo de obter H2 biologicamente como alternativa ao uso de combustíveis fosseis para geração de energia. Essa produção pode ocorrer através de dois processos biológicos: fotossíntese e processo fermentativo, sendo que a fermentação anaeróbia é tecnicamente mais simples e o hidrogênio pode ser obtido de matéria orgânica presente em águas residuárias. Essa matéria orgânica representa uma matéria prima barata para integrar a digestão anaeróbia, e pode ser utilizada para produzir compostos de valor agregado, como ácidos graxos voláteis (AGVs - ou ácidos orgânicos) e álcoois, e gerar energia como os gases metano e hidrogênio. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será avaliar a produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fluidificado (RALF) tratando vinhaça sob condições termofílicas (55 ºC). Diferentes valores de DQO na vinhaça afluente (5000 a 40.000 mg/L) e diferentes tempos de detenção hidráulica (TDH) (14 a 4 h) serão utilizados, visando definir as melhores condições operacionais do sistema, a fim de alcançar maior eficiência na produção de H2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAZARO, CAROLINA ZAMPOL; VARESCHE, MARIA BERNADETE A.; SILVA, EDSON LUIZ. Sequential fermentative and phototrophic system for hydrogen production: An approach for Brazilian alcohol distillery wastewater. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYDROGEN ENERGY, v. 40, n. 31, p. 9642-9655, AUG 17 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.