Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da participação da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) na resposta inflamatória desencadeada pelo LPS e mediada pelo receptor toll-like 4 (TLR4) em macrófagos

Processo: 12/22422-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Patricia Miralda Cazita
Beneficiário:Patricia Miralda Cazita
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia médica  Imunidade inata  Proteínas de transferência de ésteres de colesterol  Resposta inflamatória  Receptor 4 toll-like  Lipopolissacarídeos  Macrófagos  Sepse 

Resumo

A proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) é um componente importante do transporte reverso de colesterol. No plasma, a CETP encontra-se na sua maior parte ligada às partículas de HDL, sendo considerada uma molécula chave no metabolismo desta lipoproteína. Devido à homologia estrutural entre a CETP e a proteína transportadora de lipopolissacarídeo (LBP) que atua na resposta imune inata, levantou-se a hipótese de que a CETP poderia atuar na resposta inflamatória. Recentemente, demonstramos que camundongos transgênicos para CETP humana apresentam redução da mortalidade em modelo experimental de endotoxemia e sepse polimicrobiana. Estes achados foram acompanhados pela diminuição de citocinas plasmáticas, de aumento na migração dos neutrófilos para o foco infeccioso e redução da expressão hepática de TLR4 quando comparados aos camundongos selvagens, isto é, que não expressam CETP. Sabendo-se que a sepse causa alto índice de mortalidade nas UTIs de todo o mundo e possui medidas terapêuticas limitadas, julgamos fundamental um estudo aprofundado sobre a possível atuação da CETP na resposta inflamatória. Na hipótese de que a CETP possa participar de etapas iniciais deste processo, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a participação da CETP exógena e endógena na captação do LPS e sua sinalização mediada por TLR4 em modelo de cultura celular utilizando macrófagos de peritônio de camundongo. Estes dados são essenciais para compreender os mecanismos envolvidos na resposta ao LPS que justifiquem a melhor sobrevida que encontramos nestes animais, além de estabelecer novas perspectivas de tratamento da sepse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENANCIO, TATIANA MARTINS; MACHADO, ROBERTA MARCONDES; CASTOLDI, ANGELA; AMANO, MARIANE TAMI; NUNES, VALERIA SUTTI; ROCHA QUINTAO, EDER CARLOS; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SORIANO, FRANCISCO GARCIA; CAZITA, PATRICIA MIRALDA. CETP Lowers TLR4 Expression Which Attenuates the Inflammatory Response Induced by LPS and Polymicrobial Sepsis. Mediators of Inflammation, 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.