Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de proteínas de polaridade em processos neoplásicos associados ao Papilomavírus humano utilizando culturas organotípicas

Resumo

Alguns tipos de HPV, conhecidos coletivamente como HPV de alto risco, estão etiologicamente associadas com quase a totalidade dos cânceres da cérvice uterina e com mais de 50% de outros cânceres anogenitais. A infecção por estes tipos de vírus tem sido associada à presença de alterações no padrão de proliferação celular em tecidos, aumento da relação núcleo citoplasma nas células dos epitélios infectado e ao aumento de alterações genômicas. Estas características são comuns à maioria dos cânceres humanos. Os HPV de alto risco expressam duas oncoproteínas, E6 e E7, que agem sobre fatores celulares específicos promovendo proliferação celular, favorecendo a perda de polaridade celular e a transição epitélio-mesequima. Diversos estudos de nossos laboratórios mostram que vários alvos celulares da proteína E6 estão envolvidos na manutenção da polaridade celular, entre eles a proteína humana homóloga ao supressor de tumores de Drosophila, Disc large (DLG1). Esta proteína se localiza nas uniões aderentes entre células desenvolvendo funções estruturais e de transdução de sinais. A proteína E6 de HPV de alto risco se liga à proteína DLG1 induzindo sua degradação pela via de proteólise dependente de ubiquitina. De fato, a perda de expressão de DLG1 tem sido observada em lesões de alto grau e carcinomas... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Piel de laboratorio 
Pele de laboratório 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUGNON VALDANO, M.; CAVATORTA, A. L.; MORALE, M. G.; MARZIALI, F.; DE SOUZA LINO, V.; STEENBERGEN, R. D. M.; BOCCARDO, E.; GARDIOL, D. Disc large 1 expression is altered by human papillomavirus E6/E7 proteins in organotypic cultures of human keratinocytes. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY, v. 97, n. 2, p. 453-462, FEB 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.