Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de sulfuração negra em carne enlatada: efeito dos parâmetros de processamento e da embalagem

Resumo

O Brasil é um grande exportador de carne em conserva, mais especificamente de corned beef, que tem como destino mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No entanto, esporadicamente, no recebimento, tem ocorrido problema de recusa desse produto pelo Departamento de Agricultura desses países devido à presença de sulfuração negra no interior das latas. Além dos prejuízos econômicos, a presença da sulfuração negra causa forte impacto negativo às marcas comerciais dos produtos e ao País. O presente estudo visa avaliar a influência do processamento e da embalagem no desenvolvimento da sulfuração negra de produtos cárneos enlatados. A relevância desse estudo fundamenta-se na carência de trabalhos sobre o tema, associada à particularidade da ocorrência da reação para cada produto e processo, na ocorrência eventual do problema que foi parcialmente resolvido nas décadas de 50 e 60. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS, FIORELLA B. H.; DANTAS, SILVIA T.; MOITINHO, DAISY; ALBERS, CAROLINA C. M.; POLLONIO, MARISE A. R. The effects of processing and packaging parameters on the occurrence of sulphide black in canned meat. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 49, n. 7, p. 1635-1643, JUL 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.