Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição e estimativa populacional do veado-mão-curta (Mazama nana) utilizando amostragem genética não invasiva e modelagem

Processo: 12/50206-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:José Maurício Barbanti Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cervidae  Veados  Ecologia de populações  Análise genética animal  Mata Atlântica 

Resumo

O veado-mão-curta (Mazama nana) é uma espécie de cervídeo que ocupa as matas da região sul do Brasil e tem sido severamente afetada pela redução drástica das áreas florestadas. Trata-se, também, da espécie de cervídeo neotropical menos estudada pela ciência. Frente a essa situação, o presente projeto se propõe a determinar parâmetros ecológicos básicos da espécie como distribuição, abundância e proporção sexual. Dada a raridade e a alta elusividade da espécie; propõe-se o uso de metodologias indiretas para se atingir o objetivo proposto. Assim, serão usadas metodologias baseadas na coleta de amostras fecais, extração do DNA e posterior análise molecular e genética. Serão coletadas amostras fecais com o auxílio de um cão farejador em unidades de conservação distribuídas ao longo dó sul do Brasil. Após a identificação da espécie através de PCR/RFLP e com os ciados de localização das amostras serão feitas modelagens de distribuição com o software Maxent utilizando as variáveis ambientais da base Ambdata do INPE, Será escolhida uma unidade de conservação, onde será feita uma coleta de amostras fecais baseada em faixas, mensalmente durante três meses para se estimar a população através de modelos de captura-marcação-recaptura. Com esses dados será calculada a densidade da espécie para a área amostrada. Para isso, as amostras fecais serão individualizadas com marcadores microssatélites. Com os dados de abundância e a sexagem das amostras através da amplificação do loco da amelogenina será calculada a proporção sexual. Essas informações contribuirão para o início de um monitoramento adequado da espécie bem como para a determinação de áreas prioritárias para a conservação da mesma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCIO LEITE; ZARATE DO COUTO, HILTON THADEU; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Distribution of the elusive and threatened Brazilian dwarf brocket deer refined by non-invasive genetic sampling and distribution modelling. EUROPEAN JOURNAL OF WILDLIFE RESEARCH, v. 65, n. 2 APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.