Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação hormonal sérica, estereológica e imunohistoquímica da membrana corioalantóide a termo de éguas: influência no desenvolvimento e nos parâmetros clínicos e bioquímicos do potro

Resumo

O aprimoramento dos modelos atuais de avaliação gestacional e neonatal e o desenvolvimento de novas metodologias devem contribuir para a previsão do futuro desenvolvimento dos potros, visando o melhor desempenho funcional equino. Nesse sentido, alguns estudos já relacionaram características placentárias com o tamanho e peso do potro ao nascimento, enquanto outros demonstraram a existência de uma correlação positiva entre a altura de potros ao nascimento e na vida adulta. Com este escopo, presente estudo visa estabelecer parâmetros de referência que sejam utilizados como marcadores de identificação de comprometimento placentário e fetal na espécie equina, e a relação dessas análises com um conjunto de variáveis maternas que podem influenciar no desenvolvimento e nos parâmetros clínicos e bioquímicos do potro na primeira semana de vida. Para isso será considerado o histórico reprodutivo das éguas e avaliação do perfil hormonal, por meio de dosagens mensais de estrogênio, progesterona e os seus metabólitos plasmáticos a partir do quinto mês de gestação; avaliação da membrana corioalantóide, incluindo as características macroscópicas, estereológicas e imunohistoquimicas para ER±, ER², PR, VEGF e seus receptores (Flt-1 e KDR) em diferentes regiões do corioalantóide a termo, peso dos anexos fetais e comprimento do cordão umbilical. As avaliações destacadas acima serão correlacionadas com as variáveis neonatais (peso, altura, perímetro torácico, avaliação clínica e bioquímica) e variáveis maternas (idade, histórico reprodutivo, peso, altura e perímetro torácico). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRELLES, MARCELA GONCALVES; VERAS, MARIANA MATERA; ALONSO, MARIA AUGUSTA; GUIMARAES, CARINA DE FATIMA; NICHI, MARCILIO; FERNANDES, CLAUDIA BARBOSA. Influence of Maternal Age and Parity on Placental Structure and Foal Characteristics From Birth up to 2 Years of Age. Journal of Equine Veterinary Science, v. 56, p. 68-79, SEP 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.