Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da melatonina sobre a angiogênese das células da granulosa em mulheres com infertilidade submetidas a programa de fertilização in vitro

Processo: 12/50489-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:José Maria Soares Junior
Beneficiário:José Maria Soares Junior
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infertilidade feminina  Melatonina  Células da granulosa  Fertilização in vitro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiogenese | Celulas Da Granulosa | Fertilizacao | Melatonina | Mulheres

Resumo

A melatonina é responsável por carrear as informações fotoperiódicas ao organismo. Este hormônio transmite dados sobre as variações do comprimento da noite durante o ano (variações sazonais) para o organismo, permitindo ao mesmo determinar respostas adequadas as mudanças do meio ambiente. Portanto, regula várias funções celulares, ressaltando-se a regulação da função reprodutiva. Além disso, a concentração de melatonina é três vezes superior no líquido folicular do que na circulação sanguínea, o que pode especular sobre sua ação durante a ovulação. Em estudos mais recentes foram identificados receptores de melatonina do tipo I e II nas células da granulosa, tem como foram identificadas sua forma de atuação (pelo AMP cíclico), bem como sua interação com o estrogênio em células de camundongas em meio de cultura. Contudo, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos gênicos e moleculares que a melatonina do influenciar a função das células da granulosa e que teria impacto na fertilidade. Por esta razão, propomos o estudo funcional para avaliar as vias moleculares e gênicas de ação da melatonina sobre as células da granulosa dos ovários de mulheres com infertilidade que necessitam de tratamento em programa de fertilização in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGANHIN, C. C.; SIMOES, R. S.; BARACAT, M. C. P.; CALIO, M. L.; FUCHS, L. F. P.; SASSO, G. R. S.; GIRAO, J. H. R. C.; BARACAT, E. C.; SOARES JR, J. M.. Immunoexpression of ERK2/p42 MAPK in the ovary of female rats treated with melatonin in the proestrous. GIORNALE ITALIANO DI OSTETRICIA E GINECOLOGIA, v. 36, n. 1, p. 3-pg., . (11/51581-8, 12/50489-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.