Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da modulação dos fatores epigenéticos envolvidos nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1 em células TCD4 + no repouso

Processo: 12/12830-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Luiz Mário Ramos Janini
Beneficiário:Luiz Mário Ramos Janini
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Juliana Terzi Maricato
Assunto(s):Epigênese genética  Linfócitos T CD4-positivos  Resposta imune  HIV-1  Metilação de DNA 

Resumo

Mecanismos epigenéticos envolvem um conjunto de alterações na cromatina, tais como a metilação do DNA e modificações das histonas que junto com os complexos remodeladores da cromatina, a arquitetura nuclear e os RNA não codificadores definem a estrutura da cromatina e sua atividade transcricional que culminam na alteração do perfil de expressão gênica da célula, sem modificações na sequência do DNA. Acredita-se que vírus e bactérias podem manipular os processos epigenéticos de modo a influenciar nas respostas imune e inflamatória do hospedeiro, o que pode também contribuir para o desenvolvimento de doenças, como câncer. A infecção das células T CD4 +, quer pelo HIV-1 ou pelo vírus da leucemia das células T humanas- 1 (HTLV-1), resulta no aumento da atividade da DNA-metiltransferase celular, uma importante enzima envolvida nas alterações epigenéticas celulares. A metilação no promotor LTR do HIV está intimamente relacionada com a indução do estado de latência viral, embora estudos sugiram que outros fatores além da metilação sejam determinantes para indução da latência. Dados preliminares obtidos pelo nosso grupo mostraram que o HIV-1 infecta linfócitos TCD4+ no repouso, porém o HIV-1 parece não estabelecer infecção produtiva e em níveis capazes de ativar o sistema imune nessas células. Em outro estudo nosso grupo mostram que poucas horas após a infecção, ocorre um aumento da metilação global em células ativadas infectadas. A necessidade de identificarmos os fatores epigenéticos envolvidos na interação vírus-hospedeiro será de grande valia para a melhor compreensão dos fatores que influenciam as etapas principais do ciclo do HIV-1 na célula em repouso ainda pouco estudadas, mais do que isso, a identificação dos fatores envolvidos nesses processos pode fornecer novas estratégias para o tratamento da aids que ao invés de intervir em uma fase mais tardia da infecção (latência), possa interferir nos estágios iniciais da infecção de modo a inibir a entrada, transcrição reversa e/ou integração viral. Assim, o presente estudo pretende investigar quais os fatores epigenéticos, além da metilação, são modulados no ínicio da infecção pelo HIV-1 em células TCD4+ no repouso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, JORGE MENESES; FURTADO, MARIA NADIEGE; DE MORAIS NUNES, EDSEL RENATA; ARARIPE SUCUPIRA, MARIA CECILIA; DIAZ, RICARDO SOBHIE; RAMOS JANINI, LUIZ MARIO. Modulation of epigenetic factors during the early stages of HIV-1 infection in CD4(+) T cells in vitro. VIROLOGY, v. 523, p. 41-51, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.