Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo do efeito da terapia fotodinâmica / laserterapia e antibioticoterapia em lesões podais (Bumblefoot) em pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus)

Processo: 12/18935-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Teixeira
Beneficiário:Carlos Roberto Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Alyne Simões Gonçalves ; Cristiane Lassalvia Nascimento
Assunto(s):Animais silvestres  Pinguins  Spheniscus magellanicus  Pododermatite  Terapia fotodinâmica  Antibióticos  Terapia a laser 

Resumo

O Brasil, por constituir parte da rota migratória de Pinguim de Magalhães (Spheniscus magellanicus), é de extrema importância no que tange a conservação da espécie, a qual está classificada como "quase ameaçada" pela lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Pinguins mantidos em cativeiro ou centros de reabilitação estão sujeitos a desenvolver lesões podais, também chamadas de pododermatites ou bumblefoot, uma síndrome de múltiplas etiologias, que em aves é um termo genérico utilizado para designar qualquer processo inflamatório ou infeccioso nos membros pélvicos. O tratamento de pododermatites em pinguins costuma ser longo e frustrante. Na maioria das vezes são empregados procedimentos cirúrgicos para debridamento do tecido necrótico, seguido ao uso de antibióticos sistêmicos e tópicos. Uma alternativa que tem se intensificando nas últimas décadas é a Terapia Fotodinâmica (TFD), que pode ser utilizada no controle microbiológico, e a laserterapia, a qual pode ser utilizada como promotor de reparação tecidual. Visto a ausência de relatos com essa terapia em pinguins, o presente trabalho tem por objetivos comparar a eficácia da antibioticoterapia citada em literatura em relação à Terapia Fotodinâmica (TFD) e laserterapia, na eliminação de foco infeccioso e de bactérias resistentes, tempo de reparação tecidual, parâmetros hematológicos e bioquímicos e custo do tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, CRISTIANE LASSALVIA; RIBEIRO, MARTHA SIMOES; SELLERA, FABIO PARRA; PEREIRA DUTRA, GUSTAVO HENRIQUE; SIMOES, ALYNE; TEIXEIRA, CARLOS ROBERTO. Comparative study between photodynamic and antibiotic therapies for treatment of footpad dermatitis (bumblefoot) in Magellanic penguins (Spheniscus magellanicus). Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 12, n. 1, p. 36-44, MAR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.