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Desenvolvimento e avaliação de um programa de treinamento de habilidades em análise aplicada do comportamento (ABA) para professores de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Processo: 12/19534-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Giovana Escobal ; Jonas Fernandes Gamba ; Nassim Chamel Elias ; Thomas Sean Higbee
Bolsa(s) vinculada(s):13/12717-7 - Desenvolvimento e avaliação de um programa de treinamento de habilidades em análise aplicada do comportamento (ABA) para professores de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), BP.TT
Assunto(s):Análise do comportamento  Transtorno do espectro autista  Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas  Crianças 

Resumo

O autismo é uma deficiência severa do desenvolvimento, caracterizado por déficits sociais e de comunicação bastante significativos, muitas vezes acompanhados por problemas graves de comportamento. O autismo é um problema de caráter mundial, com pesquisas em diversos países mostrando que esta deficiência está em ascensão, com algumas estimativas de prevalência sugerindo que até uma em 80 crianças apresenta algum aspecto dessa desordem. Por outro lado, os pesquisadores vêm demonstrando que com intervenção comportamental intensiva, fornecida por profissionais qualificados, muitas destas crianças podem apresentar progressos significativos e podem se tornar membros produtivos da sociedade. As estratégias de tratamento de maior sucesso são baseadas nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA). As técnicas da ABA são mais eficazes quando são intensivas (20-40 horas por semana de instrução individual) e quando a intervenção é iniciada precocemente (até os três anos de idade). Estas técnicas de intervenções intensivas da ABA, em geral, continuam por dois ou mais anos. Tais programas são projetados e monitorados por profissionais com formação em análise do comportamento e que possuem o Board Certified Behavior Analyst (BCBA, certificado de analista do comportamento), conferido pelo Behavior Analyst Certification Board (BACB), conselho internacional da análise aplicada do comportamento. Terapeutas ou professores que fornecem a instrução para a criança com autismo são treinados através de técnicas de ensino baseados na ABA e monitorados continuamente para garantir que eles estão aplicando, com fidelidade, a intervenção baseada na ABA. É fato que professores qualificados e supervisores credenciados estão em falta em diversas partes do mundo. Devido a esta falta de conhecimento, é importante que se desenvolva novos métodos de treinamento para os profissionais que irão trabalhar com crianças com autismo. Portanto, o foco deste projeto será criar e testar um programa instrucional por computador para ensinar profissionais a usarem de forma efetiva as técnicas baseadas na ABA com crianças com autismo. Isto será realizado em três etapas: 1) Replicar um estudo em andamento na Utah State University - EUA, onde um pacote instrucional aplicado por computador está sendo desenvolvido para ensinar as técnicas básicas do ABA para estudantes universitários, 2) Estender esta pesquisa através da concepção e avaliação de um pacote instrucional aplicado por computador para ensinar técnicas de ensino avançadas da ABA para estudantes universitários; e, finalmente, 3) Conduzir um experimento no qual iremos avaliar a eficácia destes dois pacotes instrucionais aplicados por computador com professores que trabalham com crianças com autismo em uma instituição no Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIGBEE, THOMAS S.; APORTA, ANA PAULA; RESENDE, ALICE; NOGUEIRA, MATEUS; GOYOS, CELSO; POLLARD, JOY S. INTERACTIVE COMPUTER TRAINING TO TEACH DISCRETE-TRIAL INSTRUCTION TO UNDERGRADUATES AND SPECIAL EDUCATORS IN BRAZIL: A REPLICATION AND EXTENSION. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 49, n. 4, p. 780-793, DEC 2016. Citações Web of Science: 13.

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