Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para veiculação de paclitaxel e metformina para otimização da terapia do câncer de mama: lipossomas e dendrímeros

Resumo

O câncer de mama representa um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte em mulheres. Dentre os fármacos empregados na terapia, destaca-se o paclitaxel, um agente citotóxico com elevada potência e eficácia, porém comumente associado a severos efeitos colaterais e veiculado comercialmente em uma formulação que também apresenta considerável toxicidade. Recentemente, a metformina, tradicionalmente empregada no tratamento do diabetes, tem sido pesquisada como opção para o tratamento de neoplasias, como o câncer de mama, e resultados promissores foram obtidos. Neste contexto, a associação de paclitaxel e metformina poderia ser bastante útil para o tratamento de casos de câncer de mama do subtipo triplo negativo, associados a um prognóstico desfavorável. Sistemas de liberação nanoparticulados permitem a veiculação de doses mais baixas e efetivas através do direcionamento do fármaco ao sítio de ação, sendo, portanto, uma estratégia para aumentar a segurança e eficácia de fármacos. Dentre os sistemas de liberação, tem destaque os lipossomas, sistemas lipídicos, e dendrímeros, poliméricos, que apresentam diversas vantagens, como a capacidade de encapsular moléculas hidrofílicas e lipofílicas, e elevada biocompatibilidade e segurança. O presente projeto propõe o desenvolvimento de lipossomas PEGlados e dendrímeros veiculando paclitaxel e metformina, bem como a caracterização morfológica e físico-química destes sistemas e avaliação do perfil de liberação in vitro e avaliação da eficácia contra o câncer de mama por estudos in vitro e in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELOY, JOSIMAR O.; PETRILLI, RAQUEL; BRUEGGEMEIER, ROBERT W.; MARCHETTI, JULIANA MALDONADO; LEE, ROBERT J.. Rapamycin-loaded Immunoliposomes Functionalized with Trastuzumab: A Strategy to Enhance Cytotoxicity to HER2-positive Breast Cancer Cells. ANTI-CANCER AGENTS IN MEDICINAL CHEMISTRY, v. 17, n. 1, p. 48-56, . (12/10388-3, 12/21513-3, 13/05362-8)
ELOY, JOSIMAR OLIVEIRA; DE SOUZA, MARINA CLARO; PETRILLI, RAQUEL; ABRIATA BARCELLOS, JULIANA PALMA; LEE, ROBERT J.; MARCHETTI, JULIANA MALDONADO. Liposomes as carriers of hydrophilic small molecule drugs: Strategies to enhance encapsulation and delivery. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 123, p. 345-363, . (12/10388-3, 13/05362-8, 12/21513-3)
ELOY, JOSIMAR O.; PETRILLI, RAQUEL; TOPAN, JOSE FERNANDO; RIBEIRO ANTONIO, HERITON MARCELO; ABRIATA BARCELLOS, JULIANA PALMA; CHESCA, DEISE L.; SERAFINI, LUCIANO NEDER; TIEZZI, DANIEL G.; LEE, ROBERT J.; MARCHETTI, JULIANA MALDONADO. Co-loaded paclitaxel/rapamycin liposomes: Development, characterization and in vitro and in vivo evaluation for breast cancer therapy. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 141, p. 74-82, . (12/10388-3, 13/05362-8, 12/21513-3, 14/08462-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.