Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática da eficiência de utilização da energia e da proteína da ração e da produtividade natural para o crescimento do pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887)

Processo: 12/21937-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:José Eurico Possebon Cyrino
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Gerson Barreto Mourão ; Luiz Antonio Martinelli
Assunto(s):Nutrição animal  Peixes  Necessidades nutricionais  Crescimento animal  Ração  Isótopos estáveis  Digestibilidade  Modelos matemáticos 

Resumo

A eficiência de utilização da energia e da proteína da ração e da produtividade natural é um importante fator no planejamento de sistemas de alimentação para peixes. Este projeto visa desenvolver modelos para predizer a eficiência de diferentes processos da utilização da energia e da proteína pelo pacu, Piaractus mesopotamicus. No Experimento 1 serão desenvolvidos modelos para estimar os coeficientes de digestibilidade da energia e da proteína e os conteúdos de energia e proteína digestível em rações comerciais para o pacu tendo como variáveis explanatórias as características físico-químicas das rações. No Experimento 2 serão definidos os coeficientes do modelo fatorial de exigências em energia e proteína, correspondentes às exigências em energia e proteína para mantença e para o crescimento. A influência do conteúdo de lipídeos da ração sobre estes coeficientes também será avaliada. Serão ainda ajustados modelos de estimação dos componentes corporais (agua, proteína, lipídeos, cinza) e do conteúdo energético corporal em função do peso corporal, o que permitirá a aplicação do modelo fatorial para definir as exigências em energia e proteína para diferentes categorias de peso corporal. No Experimento 3 será estudada, em condições semi-controladas e mediante técnicas de isótopos estáveis e modelos de mistura, a contribuição relativa de carbono, proteína e energia da produtividade natural e da ração. Finalmente um ensaio adicional definirá os coeficientes de digestibilidade da energia e da proteína da produtividade natural. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUILAR, FREDY A. A.; DA CRUZ, THALINE M. P.; MOURAO, GERSON B.; CYRINO, JOSE EURICO P. Water temperature, body mass and fasting heat production of pacu (Piaractus mesopotamicus). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 2, p. 1305-1312, JUN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.