Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática da eficiência de utilização da energia e da proteína da ração e da produtividade natural para o crescimento do pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887)

Resumo

A eficiência de utilização da energia e da proteína da ração e da produtividade natural é um importante fator no planejamento de sistemas de alimentação para peixes. Este projeto visa desenvolver modelos para predizer a eficiência de diferentes processos da utilização da energia e da proteína pelo pacu, Piaractus mesopotamicus. No Experimento 1 serão desenvolvidos modelos para estimar os coeficientes de digestibilidade da energia e da proteína e os conteúdos de energia e proteína digestível em rações comerciais para o pacu tendo como variáveis explanatórias as características físico-químicas das rações. No Experimento 2 serão definidos os coeficientes do modelo fatorial de exigências em energia e proteína, correspondentes às exigências em energia e proteína para mantença e para o crescimento. A influência do conteúdo de lipídeos da ração sobre estes coeficientes também será avaliada. Serão ainda ajustados modelos de estimação dos componentes corporais (agua, proteína, lipídeos, cinza) e do conteúdo energético corporal em função do peso corporal, o que permitirá a aplicação do modelo fatorial para definir as exigências em energia e proteína para diferentes categorias de peso corporal. No Experimento 3 será estudada, em condições semi-controladas e mediante técnicas de isótopos estáveis e modelos de mistura, a contribuição relativa de carbono, proteína e energia da produtividade natural e da ração. Finalmente um ensaio adicional definirá os coeficientes de digestibilidade da energia e da proteína da produtividade natural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREDY ARMANDO AGUILAR AGUILAR; GERSON BARRETO MOURÃO; JOSÉ EURICO POSSEBON CYRINO. Digestible energy and protein requirements for maintenance and growth of pacu ( Piaractus mesopotamicus ): A factorial approach-based model. Scientia Agricola, v. 78, n. 6, . (12/21937-8)
AGUILAR AGUILAR, FREDY ARMANDO; MOURAO, GERSON BARRETO; POSSEBON CYRINO, JOSE EURICO. Digestible energy and protein requirements for maintenance and growth of pacu (Piaractus mesopotamicus): A factorial approach-based model. Scientia Agricola, v. 78, n. 6, . (12/21937-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.