Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos da infertilidade causada por gossipol em ratos e efeito protetor da vitamina E

Processo: 12/22684-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Fábio Erminio Mingatto
Beneficiário:Fábio Erminio Mingatto
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo  Fertilidade  Gossipol  Vitamina E  Mitocôndrias 

Resumo

O farelo do algodão (Gossypium sp) representa mundialmente a segunda mais importante fonte ou suplemento protéico disponível para a alimentação animal, ultrapassada apenas pela soja. O gossipol é uma substância fenólica tóxica presente na semente de algodão que tem mostrado reduzir a fertilidade em animais de produção. Neste sentido, é essencial elucidar as características toxicológicas do gossipol, afim de que o farelo de algodão possa ser utilizado de forma segura pelos produtores, sem prejudicar o desempenho dos animais. Em função destes aspectos este trabalho tem o objetivo de avaliar os efeitos do gossipol sobre a produção de espermatozóides de ratos incluindo avaliação de danos causados no homogenato e nas mitocôndrias isoladas de testículos, além de analisar a ação da vitamina E na inibição dos efeitos tóxicos do gossipol. Serão utilizados 4 grupos com 6 animais cada, sendo eles G1(controle): animais tratados com óleo de canola ; G2(TG): receberá solução de Gossipol Ácido Acético dissolvido em óleo de canola como veículo (40 mg/kg de peso vivo); G3(TE): receberá solução contendo vitamina E dissolvida em óleo de canola como veículo (100 mg/kg de peso vivo); G4(TG+E) receberá solução de Gossipol Ácido Acético (40 mg/kg de peso vivo) e solução contendo vitamina E (100 mg/kg de peso vivo). O tratamento terá duração de 15 dias e ao final serão realizadas análises de concentração de espermatozóides, atividade das enzimas glutationa peroxidase (GPx) e glutationa redutase (GR), determinação dos níveis de GSH e GSSG, avaliação da lipoperoxidação e determinação de grupos tióis de proteínas no homogenato dos testículos, além da respiração mitocondrial, potencial de membrana e síntese de ATP em mitocôndrias isoladas de testículo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, ANDREIA T.; GUELFI, MARIELI; MEDEIROS, HYLLANA C. D.; TAVARES, MARCO A.; BIZERRA, PAULO F. V.; MINGATTO, FABIO E. Mechanisms involved in reproductive damage caused by gossypol in rats and protective effects of vitamin E. Biological Research, v. 48, JUL 31 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.