Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das terras do estado de São Paulo visando o apoio de decisões ligadas a agricultura familiar

Processo: 01/13143-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de janeiro de 2003 - 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Gerd Sparovek
Beneficiário:Gerd Sparovek
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição parceira: Ministério de Desenvolvimento Agrário (Brasil). Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)
Assunto(s):Economia agrícola  Terra pública  Agricultura familiar  Reforma agrária  Banco de dados  São Paulo (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_6_27_27.pdf

Resumo

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA desenvolveu durante 1999 a 2001 um projeto de cooperação com a Universidade de São Paulo (http://www.mda.gov.br/incra/fao/defaulthtm disponível sob Sist de Informações) no qual foram desenvolvidos métodos de avaliação de terras específicas para agricultura familiar. A equipe proposta para o projeto aqui descrito é parte da mesma equipe que executou o projeto de cooperação citado anteriormente. O SIATe (Sistema de Avaliação da Viabilidade de Terra para Agricultura Familiar) que resultou desta cooperação foi desenhado para a avaliação de imóveis rural (fazendas) e esta em fase de implantação no INCRA. O projeto proposto tem como objetivo aplicar os conceitos utilizados no SIATe num banco de dados digital para o estado de São Paulo. O resultado desta ampliação de escala (imóvel rural para estado) será uma melhor definição da aptidão das terras do estado para agricultura familiar. Estas informações são importantes para a atividade de planejamento estratégico dos órgãos responsáveis pela reforma agrária no estado (INeRA e ITESP), bem como para a definição de outras ações governamentais de incentivo da agricultura familiar (Pronaf, Proger-Rural, Banco da Terra). A melhor definição da aptidão das terras para agricultura familiar será decorrente da incorporação no SIATe de diversas variáveis conhecidas por influenciar o desenvolvimento da agricultura familiar mas que não são consideradas atualmente nos métodos de avaliação de terras utilizados pelo INCRA. As novas variáveis são uma ampliação dos atributos do meio físico e a incorporação de diversas variáveis regionais (vizinhança, entorno, mercado entre outras) avaliadas em sistemas de produção identificados como viáveis em sistemas de produção familiar. Além disto, pretende-se capacitar os técnicos do INCRA (SP) e ITESP na utilização e gerenciamento deste sistema, adicionando assim mais uma importante ferramenta ao processo de tomada de decisão destes órgãos públicos. As informações geradas também devem ficar disponíveis ao público através de um site. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)