Busca avançada
Ano de início
Entree

Relatos de gestantes obesas com ganho ponderal adequado durante o pré-natal em serviço obstétrico de referência: um estudo clínico-qualitativo

Processo: 12/23121-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Egberto Ribeiro Turato
Beneficiário:Egberto Ribeiro Turato
Instituição-sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Débora Bicudo de Faria Schützer ; Fernanda Garanhani de Castro Surita
Assunto(s):Psicologia da saúde  Obesidade  Significado  Gestantes  Assistência pré-natal 

Resumo

Este estudo objetiva compreender os significados psicológicos atribuídos por gestantes obesas que aderiram às orientações preconizadas por uma equipe multidisciplinar de um ambulatório de pré-natal quanto à adequação do ganho ponderal na gestação. Busca-se fornecer conhecimentos teóricos originais para equipes de profissionais da saúde que prestam assistência pré-natal para facilitar a relação emocional com as pacientes, bem como estimular a aderência das pacientes às orientações e contribuir para a saúde materna pós-gestacional. A obesidade é considerada um dos principais problemas de Saúde Pública e sua prevalência vem aumentando nas últimas três décadas, como parte dessa epidemia mundial, o número de mulheres em idade reprodutiva com sobrepeso/obesidade também é crescente. Este estudo considerará aspectos vivenciais envolvidos na saúde da gestante obesa e na aderência às orientações preconizadas na adequação do ganho ponderal durante a gestação. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, não randômico. A amostra de sujeitos será fechada pelo critério de saturação de informações e será utilizada técnica de entrevista semidirigida de questões abertas com a observação complementar das entrevistadas. As entrevistas serão realizadas no Ambulatório de Pré-natal Especializado do CAISM/UNICAMP de acordo com a disponibilidade das entrevistadas e após a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O tratamento de dados será feita por Análise de Conteúdo: transcrição na íntegra das entrevistas, leituras flutuantes, categorização para discussão dos resultados. Os resultados serão submetidos à validação pelos pares do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da UNICAMP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA-SCHUETZER, DEBORA BICUDO; DE CASTRO SURITA, FERNANDA GARANHANI; PEREIRA ALVES, VERA LUCIA; VIEIRA, CARLA MARIA; TURATO, EGBERTO RIBEIRO. Emotional Experiences of Obese Women with Adequate Gestational Weight Variation: A Qualitative Study. PLoS One, v. 10, n. 11 NOV 3 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.