Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das propriedades reológicas de redes poliméricas biológicas vivas

Processo: 12/21103-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Adriano Mesquita Alencar
Beneficiário:Adriano Mesquita Alencar
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Alexandre da Costa Pereira ; Juan José Llovera González ; Mikiya Muramatsu ; Walter Maigon Pontuschka
Assunto(s):Reologia  Fenômenos fisiológicos celulares  Biopolímeros  Propriedades ópticas 

Resumo

Um dos problemas fundamentais da mecânica celular pode ser delineado em torno dos mecanismos que são responsáveis pelas propriedades reológicas das células e essas propriedades são determinadas pelo genótipo e fenótipo, além da sua atividade metabólica. Sabe-se que algumas dessas propriedades são governados pela dinâmica entrópica de suas fibras, mas a base física para essa teoria, no contexto de células vivas, permanece pouco clara. Nesse projeto pretende-se entender alguns dos mecanismos que alteram as propriedades reológicas das células comparando os resultados de medidas reológicas utilizando cinco técnicas experimentais com modelos numéricos/matemáticos: (1) difusão de micro e nano esferas na superfície e no interior da célula; (2) citometria óptica de torção magnética; (3) Microscopia de Força de Tração, (4) imagens de fluorescência; e (5) técnicas de espalhamento e difração laser-speckle. Essas técnicas são complementares e capazes de medir propriedades reológicas específicas respectivamente: as propriedades difusivas, a viscoelasticidade, a tensão da célula sobre o substrato, a estrutura física do citoesqueleto, e algumas propriedades ópticas da célula, como flutuações no índice de refração. Utilizando essas técnicas esperamos encontrar as propriedades fenotípicas que se correlacionam com as propriedades reológicas. A determinação dessas propriedades será útil para o desenvolvimento de drogas, prevenção e previsão de alguns problemas cardíacos além de uma contribuição para o entendimento básico da fisiologia celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINARDO, CARLA LUANA; VENTURINI, GABRIELA; ZHOU, ENHUA H.; WATANABE, II SEI; GASTALHO CAMPOS, LUCIENE CRISTINA; DARIOLLI, RAFAEL; DA MOTTA-LEAL-FILHO, JOAQUIM MAURICIO; CARVALHO, VALDEMIR MELECHCO; MORAIS CARDOZO, KARINA HELENA; KRIEGER, JOSE EDUARDO; et al. Variation of mechanical properties and quantitative proteomics of VSMC along the arterial tree. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-HEART AND CIRCULATORY PHYSIOLOGY, v. 306, n. 4, p. H505-H516, . (12/21103-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.