Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da injeção de calciferol na incubação sobre o desenvolvimento ósseo e do alendronato de sódio sobre o desempenho, características morfofisiológicas e qualidade da carne de frangos de corte na criação

Resumo

O experimento será realizado no Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, no setor de avicultura da Unesp/Jaboticabal, para avaliar o desenvolvimento ósseo, respostas fisiológicas, anatômicas, desempenho, qualidade da carne e rendimento de carcaça, de frangos de corte provenientes de ovos injetados com calciferol (vitamina D) e animais recebendo dietas hídricas contendo alendronato de sódio (AS). O objetivo será desenvolver manejos para minimizar os efeitos de problemas de desenvolvimento ósseo que acometem aves durante a fase de criação. O experimento será constituído de duas fases (incubação e criação). Na incubação, será realizado um experimento com diferentes níveis de injeção de vitamina D em 600 ovos férteis de frangos de corte, a fim de definir a dose mais adequada que promove melhor desenvolvimento embrionário ósseo. Na criação, os pintainhos oriundos da fase de incubação de ovos com melhor dose de vitamina D, receberão dieta hídrica até os 42 dias de idade com diferentes concentrações de AS. O delineamento da primeira fase do experimento será em blocos com cinco tratamentos (níveis de injeção de vitamina D) e o delineamento da segunda fase do experimento será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 5 (níveis de aplicação de vitamina D durante o período de incubação e diferentes concerntrações de AS no período de criação). Os dados serão analisados pelo programa SAS ® e para os dados obtidos durante a incubação,utilizar-se-a modelos de regressão polinomial. Para os dados obtidos n fase de criação, se houver interação significativa (P<0,05) entre os tratamentos, será feito o desdobramento dos níveis dentro de cada tratamento, pelos modelos de regressão polinomial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA DE QUADROS, THAYS CRISTINA; SGAVIOLI, SARAH; CORREA CASTIBLANCO, DIANA MARYURI; SANTOS, ELAINE TALITA; DE ANDRADE, GIULIANA MILAN; BORGES, LILIANA LONGO; ALMEIDA, AYLA ROSA; BARALDI-ARTONI, SILVANA MARTINEZ. In ovo feeding with 25-hydroxycholecalciferol influences bone mineral density of chicks. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 50, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.