Busca avançada
Ano de início
Entree

Biocombustíveis & sustentabilidade

Processo: 12/23765-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Glaucia Mendes Souza
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Alfredo Joly ; Reynaldo Luiz Victória
Assunto(s):Bioenergia  Biocombustíveis  Impactos ambientais  Sustentabilidade  Viabilidade econômica 

Resumo

Este projeto visa à realização de uma avaliação global da sustentabilidade de biocombustíveis, incluindo suas vantagens, desvantagens e os critérios para analisar seus impactos sociais, econômicos e ambientais. Um volume de síntese e um Policy Brief, nos moldes do órgão SCOPE (sediado na UNESCO que colaborará no processo), serão redigidos com recomendações para políticas públicas para a expansão sustentável dos biocombustíveis. Tecnologias que levam à redução da poluição, à diminuição no consumo de energia e à redução nas emissões de gases de efeitos estufa serão avaliadas com respeito à sua viabilidade econômica, à capacidade da indústria de implementá-las, e os impactos em curto e longo prazo sobre o ambiente, a saúde humana e a geração de riqueza. Com esse intuito, foi formado um Comitê Científico com experts nacionais e internacionais que representarão os diversos tópicos a serem abordados durante o Rapid Assessment Process (RAP). Esse comitê se reunirá primeiramente em São Paulo nos dias 27 e 28/02/2013, na FAPESP, por ocasião da Scoping Meeting, que tem o objetivo de definir autores, experts e revisores que participarão do Rapid Assessment Process. O Scoping Meeting será precedido por um workshop internacional organizado pelo BIOEN, BIOTA e PFPMCG onde estaremos coletando as recomendações da comunidade para políticas que viabilizem a produção e uso sustentável dos biocombustíveis. Uma segunda reunião e um workshop internacional serão realizados em Novembro de 2013 em Paris, onde autores e convidados especiais se reunirão para consolidar o conhecimento e recomendações. O produto final do projeto inclui: uma publicação de cerca de 300 páginas que sintetiza a avaliação realizada; possíveis publicações paralelas e o UNEP Policy Brief acima mencionado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, GLAUCIA MENDES; BALLESTER, MARIA VICTORIA R.; DE BRITO CRUZ, CARLOS HENRIQUE; CHUM, HELENA; DALE, BRUCE; DALE, VIRGINIA H.; FERNANDES, ERICK C. M.; FOUST, TOM; KARP, ANGELA; LYND, LEE; MACIEL FILHO, RUBENS; MILANEZ, ARTUR; NIGRO, FRANCISCO; OSSEWEIJER, PATRICIA; VERDADE, LUCIANO M.; VICTORIA, REYNALDO L.; VAN DER WIELEN, LUUK. The role of bioenergy in a climate-changing world. ENVIRONMENTAL DEVELOPMENT, v. 23, p. 57-64, SEP 2017. Citações Web of Science: 26.
KLINE, KEITH L.; MSANGI, SIWA; DALE, VIRGINIA H.; WOODS, JEREMY; SOUZA, GLAUCIA M.; OSSEWEIJER, PATRICIA; CLANCY, JOY S. .; HILBERT, JORGE A.; JOHNSON, FRANCIS X.; MCDONNELL, PATRICK C.; MUGERA, HARRIET K. Reconciling food security and bioenergy: priorities for action. Global Change Biology Bioenergy, v. 9, n. 3, p. 557-576, MAR 2017. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.