Estudo discursivo sobre a representação da cidade de Lisboa nos fados
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Processo: | 12/16367-8 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Vigência: | 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2014 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Heloísa de Araújo Duarte Valente |
Beneficiário: | Heloísa de Araújo Duarte Valente |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Etnomusicologia Semiologia da música História da música Globalização Cultura Memória Performance (arte) Patrimônio imaterial Fado Livros Publicações de divulgação científica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | gêneros musicais: fado | globalização e cultura | história da música | memória e patrimônio imaterial: Música | mídidas sonoras | performance musical | semiótica musical; etnomusicologia |
Resumo
Ainda que os estudos sobre música popular tenham avançado, nos últimos quinze anos, são muito raros aqueles que se dedicam à música portuguesa, no âmbito brasileiro. No que tange à música portuguesa e suas repercussões no Brasil, os estudos são, ainda escassos e os que existem geralmente dedicam-se à música de concerto anterior ao século XX. Não obstante, trata-se de uma presença de extrema relevância, expressa não apenas numericamente, mas, sobretudo, pelas marcas culturais que deixou no país, ao longo do século XX. Os fluxos de idas e vindas atlânticos trazem importantes vínculos referentes ao trânsito dos signos culturais e artísticos, nos quais se inclui a música. No caso do fado, é significativo o fato de que os portugueses, de todas as regiões, tendem a assumir o fado como música "sua", muito embora seja mais difundida na região de Lisboa. Isso tornou patente, na pesquisa, voltada ao gênero que realizado na cidade de Santos e se repetiu nos depoimentos colhidos com os fadistas e radialistas entrevistados nesta segunda etapa da investigação. O presente livro pretende investigar como a música compõe e representa e constrói o imaginário, na travessia atlântica Brasil-Portugal-Cabo Verde, tendo o fado como fio condutor. (AU)
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