Resumo
Formigas (Hymenoptera: Formicidae) constituem um dos mais proeminentes grupos de organismos terrestres em termos de diversidade, abundância relativa e biomassa animal, especialmente na vegetação. As interações entre formigas e plantas podem ser determinantes para o surgimento de adaptações específicas, assim como para a diferenciação de linhagens de plantas. Os nectários extraflorais (NEFs) são estruturas glandulares que frequentemente mediam a interação formiga-planta através da oferta de recursos alimentares para as formigas, as quais podem beneficiar a planta ao reduzirem os efeitos negativos dos herbívoros sobre tecidos vegetais. NEFs são particularmente abundantes na flora do cerrado, promovendo um intenso forrageamento de formigas sobre a vegetação. Entretanto, o resultado desta interação do ponto de vista da planta pode ser variável no espaço, pois a interação pode ser condicionada por variações de fatores ambientais diversos e/ou pela própria distribuição dos organismos interagentes. Neste projeto será estudado como a interação entre formigas e plantas com NEFs é afetada pela variação das condições climáticas, da qualidade do solo, e das relações filogenéticas entre as espécies de plantas dentro das comunidades ao longo do bioma cerrado, em um gradiente latitudinal de aproximadamente 2.100 km. Inicialmente estudaremos como se dá a variação na abundância de plantas com NEFs ao longo desse gradiente. Subsequentemente, será estudada a variação do efeito protetor da visitação das formigas a plantas com estes atrativos (em termos da diminuição de herbivoria) ao longo do mesmo gradiente. Finalmente, estudaremos se as interações com formigas pode afetar a estruturação filogenética da comunidades locais de plantas em relação a outras variáveis ambientais (e.g. climáticas e/ou edáficas). (AU)
Publicações científicas
(11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUQUETTO-LEITE, L.;
DOLDER, H.;
OLIVEIRA, P. S.;
ESPIRITO SANTO, N. B.;
LINO-NETO, J.;
MANCINI, K. C.
Structural and ultrastructural characterization of the spermatozoa in Pachycondyla striata and P-marginata.
Insectes Sociaux,
v. 64,
n. 2,
p. 209-217,
MAY 2017.
Citações Web of Science: 1.
RONQUE, MARIANE U. V.;
AZEVEDO-SILVA, MARIANNE;
MORI, GUSTAVO M.;
SOUZA, ANETE P.;
OLIVEIRA, PAULO S.
Three ways to distinguish species: using behavioural, ecological, and molecular data to tell apart two closely related ants, Camponotus renggeri and Camponotus rufipes (Hymenoptera: Formicidae).
Zoological Journal of the Linnean Society,
v. 176,
n. 1,
p. 170-181,
JAN 2016.
Citações Web of Science: 12.
RODRIGUES, PEDRO A. P.;
OLIVEIRA, PAULO S.
Visual navigation in the Neotropical ant Odontomachus hastatus (Formicidae, Ponerinae), a predominantly nocturnal, canopy-dwelling predator of the Atlantic rainforest.
Behavioural Processes,
v. 109,
n. A, SI,
p. 48-57,
NOV 2014.
Citações Web of Science: 9.