Busca avançada
Ano de início
Entree

Plataforma integrada sensores inerciais GPS

Processo: 97/13014-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de junho de 1998 - 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Otavio Santos Cupertino Durão
Beneficiário:Otavio Santos Cupertino Durão
Empresa:Navcon Navegação e Controle Indústria e Comércio Ltda
Município: São José dos Campos
Auxílios(s) vinculado(s):01/04704-5 - Sman - Sistema Modular de Atitude e Navegação, AP.PAPI
Bolsa(s) vinculada(s):00/11458-8 - Plataforma integrada sensores inerciais - GPS, BP.TT
Assunto(s):Sistema de posicionamento global (GPS) 

Resumo

Este projeto de pesquisa visa integrar, em uma mesma plataforma, sensores inerciais e um receptor GPS de baixo custo, com o objetivo de determinação de trajetórias e atitude. Além da integração mecânica, também serão implementados os algoritmos, processamentos e tratamento de sinal necessários. Como resultado, espera-se ter, em uma plataforma de pequeno porte e massa, uma unidade capaz de oferecer resultados melhores do que seus componentes (GPS e sensores inerciais) quando atuam isoladamente com o mesmo fim. Além disso, a plataforma integrada compensa restrições que esses componentes possuem quando atuam isoladamente. O uso do receptor GPS isolado, por exemplo, pode não ser possível continuamente, devido a restrições geométricas temporárias de posicionamento. Outras causas temporárias de perda de sinal GPS ocorrem devido a falhas na transmissão do sinal. Também a freqüência de leitura do receptor GPS pode não ser suficiente em certos casos, e esta freqüência será substancialmente aumentada com sua integração com os sensores inerciais. A integração desses dois tipos de equipamento elimina essas deficiências. A fase 1 do projeto analisou a viabilidade dessa integração para uma gama variada de aplicações. Como resultado, pretende-se, na fase 2, construir um modelo pré-industrial do sistema que possua características modulares. Isto é, o atendimento a diferentes aplicações e especificações de precisão será feito, permitindo-se a substituição modular de alguns componentes do sistema, notadamente a plataforma de sensores inerciais. Desse modo, aplicações de baixa precisão poderão ser atendidas com sensores de baixo custo, sem que isso impeça a utilização do sistema em outras aplicações de melhor precisão, desde que se utilizando outros sensores de melhor qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA MODULAR DE ATITUDE E NAVEGAÇÃO MU8202884-2 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) . Otavio Santos Cupertino Durão - 18 de dezembro de 2002