Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória virtual de São Carlos

Processo: 03/06434-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de abril de 2004 - 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Jose Carlos Maldonado
Beneficiário:Jose Carlos Maldonado
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição parceira: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Assunto(s):Web sites  Memória cultural  Administração do acervo  Acervo  Patrimônio histórico  Patrimônio cultural  São Carlos (SP) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_25_44_44.pdf

Resumo

São Carlos e região apresentam uma diversidade de acervos de inestimável valor histórico. Esses acervos contêm documentos de caráter diversificado. Similar a grande parte dos acervos brasileiros, esses acervos encontram-se em estado precário de conservação e outros, desconhecidos até mesmo por pesquisadores. Esforços isolados, tanto públicos quanto privados, no sentido de organizar os acervos e disponibilizá-los aos interessados são identificados mais recentemente. Este projeto tem como objetivo contribuir para o resgate da história do município e da própria história do Brasil. Em uma primeira instância, desenvolver um sistema web para a gestão integrada desses acervos; mais especificamente, para a organização, o armazenamento e a disponibilização das informações do patrimônio histórico e cultural municipal e regional. Para o desenvolvimento do sistema, um pré-requisito essencial é a definição e a padronização da forma e dos acessos a essas informações históricas e culturais. A definição e padronização são realizadas por meio das normas e dos padrões da representação descritiva e temática, subárea da Ciência da Informação, que visa a descrever os documentos de forma a garantir a qualidade e a acessibilidade das informações disponibilizadas, bem como a integração de várias redes de informação tanto nacionais quanto internacionais. Tanto o processo de desenvolvimento quanto o sistema web resultante deste projeto estão calcados na filosofia de software livre, motivando que outras entidades similares (prefeituras, fazendas, associações, etc.) possam também fazer uso desse sistema, beneficiando assim a comunidade em geral, pela disponibilização de seus acervos. Em última análise, pretende-se constituir um mecanismo para a implantação de um sistema distribuído que integre e disponibilize o acervo municipal, regional, estadual, e porque não, nacional. Este projeto agrega as competências acadêmicas a serviço de uma iniciativa altamente relevante para a comunidade da cidade de São Carlos. O projeto, de natureza multidisciplinar (Ciência da Computação, Ciência da Informação, Museologia, Arquivologia e Arquitetura), pode gerar, em curto prazo, uma contribuição significativa para o registro histórico de São Carlos e para a ampliação do acesso a esse registro por estudantes pesquisadores e cidadãos em geral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Catálogo on-line registrará acervo cultural de fazendas paulistas 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.