Resumo
A meta deste estudo é o de aprimorar modelos geofísicos da crosta e do manto superior que contribuam para o melhor entendimento sobre a origem e evolução das bacias do Paraná e Chaco-Paraná, do Cambriano ao Cenozóico, e ao mesmo tempo testar e implementar novos algoritmos aplicativos de metodologias geofísicas para investigações da litosfera sob bacias sedimentares intracratônicas. O conhecimento do arcabouço geológico sob estas bacias é muito pobre porque grande parte da litosfera só é acessível por métodos de investigações indiretas geofísicas, principalmente se forem compostas por métodos múltiplos. Através deste trabalho, o refinamento de novos dados do tensor do gradiente de gravidade, a serem adquiridos pela missão GOCE, será integrado a dados gravimétricos terrestres já adquiridos e aos dos campos gravimétricos e do geóide, derivados de missões por satélite tais como GRACE e modelos globais do geopotencial como o EGM2008. Os resultados desta etapa serão utilizados na elaboração de novos mapas gravimétricos de toda a região coberta pelas bacias do Paraná e Chaco-Paraná, tanto da parte rasa (bacia), como também da crosta e do manto Iitosférico. Novos dados do tensor de indução eletromagnética serão coletados com sondagens geomagnéticas de profundidade, em grade com espaçamento ao redor de 50-80 km. Estes dados serão usados na elaboração de modelos 3D de tensores de indução associados à estruturação geoelétrica da litosfera, e integração com os dados gravimétricos e outros dados geofísicos disponíveis na bacia do Paraná. Novos dados de indução eletromagnética serão coletados pelo método magnetotelúrico, em perfis e em grade, distribuídos com maior densidade de estações principalmente na porção noroeste da bacia do Paraná, e posicionados com base nos resultados das atividades acima. Estes dados serão utilizados como parâmetros de resistividade, fase e anisotropia geoelétrica, para modelos 2D e 3D da estruturação geoelétrica da bacia e da litosfera. Modelos interpretativos das bacias serão elaborados a partir de comparações qualitativas dos resultados sobre as relações entre as propriedades físicas e Iitológicas e os parâmetros geofísicos obtidos com os métodos aplicados. (AU)
Publicações científicas
(13)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOLOGNA, M. S.;
DRAGONE, G. N.;
MUZIO, R.;
PEEL, E.;
NUNEZ-DEMARCO, P.;
USSAMI, N.
Electrical Structure of the Lithosphere From Rio de la Plata Craton to Parana Basin: Amalgamation of Cratonic and Refertilized Lithospheres in SW Gondwanaland.
TECTONICS,
v. 38,
n. 1,
p. 77-94,
JAN 2019.
Citações Web of Science: 1.
BOLOGNA, MAURICIO S.;
NUNES, HIGO O.;
PADILHA, ANTONIO L.;
VITORELLO, ICARO;
PADUA, MARCELO B.
Anomalous electrical structure in the northwestern Parana Basin, Brazil, observed with broadband magnetotellurics.
Journal of South American Earth Sciences,
v. 42,
p. 74-82,
MAR 2013.
Citações Web of Science: 10.