Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização mineralógica, química e cerâmica da Formação Corumbataí nos municípios de Tambaú, Porto Ferreira e santa Rosa do Viterbo- São Paulo, visando aplicação e diversificação de produtos no pólo cerâmico de Santa Gertrudes

Processo: 12/24219-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Christofoletti
Beneficiário:Sergio Ricardo Christofoletti
Instituição-sede: Instituto Florestal. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Alessandro Batezelli ; Antenor Zanardo ; Maria Margarita Torres Moreno
Assunto(s):Reserva mineral  Exploração de recursos naturais  Indústria da cerâmica e argila 

Resumo

A atividade minerária na região do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes-PCSG cresceu muito nestes últimos anos e proporcionalmente a demanda pela matéria-prima tornou-se cada vez maior. Embora o potencial volumétrico de argila seja grande, as reservas tornam-se cada vez menores por conta de fatores, tais como; planejamento inadequado da explotação mineral e das reservas existentes, aumento das áreas com restrições do ponto de vista ambiental, crescimento das cidades e competição com outras formas de uso do solo. Para garantir o crescimento e a sustentabilidade comercial e mineral do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes será necessário buscar novas reservas e diversificar a gama dos produtos fabricados. Esta é uma tarefa que necessita de aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos da matéria-prima e dos processos cerâmicos envolvidos. Neste sentido, os resultados esperados do projeto visam conhecer as matérias-primas dos municípios de Tambaú, Porto Ferreira e Santa Rosa do Viterbo do ponto de vista geológico, químico, mineralógico e cerâmico com o intuito de ampliar as reservas existentes da Formação Corumbataí como fonte de matéria-prima, melhorar a qualidade da massa e buscar a diversificação de produtos produzidos no Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
S. R. CHRISTOFOLETTI; M. M. T. MORENO. Granulometria por difração a laser e sua relação com a faciologia das rochas argilosas da Formação Corumbataí-SP. Cerâmica, v. 63, n. 367, p. -, Set. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.