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IV seminário de educação brasileira: o PNe em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação

Processo: 12/23404-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 20 de fevereiro de 2013 - 22 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Marcelino de Rezende Pinto
Beneficiário:José Marcelino de Rezende Pinto
Instituição-sede: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estado (política)  Planejamento educacional 

Resumo

O IV SEB contextualiza no PNE as políticas de responsabilização, o regime de colaboração e o Sistema Nacional de Educação (SNE) na analise do Estado de direitos brasileiro contemporâneo. As políticas de responsabilização recaindo sobre os entes federativos e os profissionais da educação impõem a análise dos tipos possíveis de responsabilização, do seu vínculo com a privatização da educação e o incentivo à meritocracia e das suas conseqüências para o SNE. Nesse contexto, o IV SEB propõe o exame dos marcos nacionais e internacionais e de regulação da educação na história recente ponderando as alternativas encontradas para a organização da Educação em diversos países do mundo e principalmente nos países em desenvolvimento que compartilham com o Brasil condições de desigualdade estrutural que desafiam a implantação de sistemas mais justos e democráticos. O IV SEB aborda as condições e possibilidades de se assegurar um padrão de financiamento em países marcados por desigualdades inter-regionais e entre os diferentes níveis de governo. A efetivação de um SNE deverá considerar além das mencionadas situações de desigualdade, aquelas relacionadas às diferenças de classe na estrutura federativa do Estado brasileiro e às condições espaciais nas áreas urbanas e rurais, entre outras. A programação é atravessada pelas concepções de educação em tensão na sociedade brasileira que rebatem na análise das políticas nos diferentes níveis da Educação Básica, na consideração dos avanços, problemas e contradições que marcam o campo educacional, nos conflitos entre os interesses público e privado que se fazem sentir no currículo, na organização da escola, na qualidade do ensino e na avaliação. Na perspectiva de garantia de direitos sociais plenos, da justiça e da redução das desigualdades regionais, da valorização das diversidades, pautada em um regime de cooperação, de controle social e estatal, no financiamento público e na gestão democrática é que se inscreve a presente proposta. (AU)

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