Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas públicas de inclusão: contribuições do método fenomenológico para a compreensão de processos inclusivos

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo evidenciar possível contribuição da Fenomenologia para as Políticas Públicas de Educação. Investigações desenvolvidas pela pesquisadora evidenciaram movimentos inclusivos de pessoas preocupadas e comprometidas com a causa, todavia, não dão conta do processo inclusivo em sua totalidade, por falta da adesão daqueles que compõem a estrutura e a cultura da escola e, ainda, da própria pessoa que se quer incluir e que não fora consultada. Evidenciam, ainda, os referencias teóricos, geralmente disponíveis, que consideram o ser humano como objeto da ação dos professores, gestores, orientadores, não levando em conta a totalidade do ser humano como sujeito. Outras vezes, no caso do educador, muitas vezes é ele quem primeiro precisa ser incluído. Hipótese: Supõe-se que compreendendo o método fenomenológico, esse é o caminho para a formação do sujeito inclusivo, por possibilitar a compreensão de processos inclusivos, mais especificamente o ponto de partida: conhecimento gnosiológico, ontológico e psicológico das pessoas envolvidas. Objeto: o método fenomenológico. Objetivos: - desenvolver pesquisa bibliográfica sobre a fenomenologia: estudar Husserl, Edith Stein, Ales Bello para a compreensão da fenomenologia; coletar alguns casos de processos inclusivos; aplicar o método de redução eidética para a compreensão dos processos inclusivos coletados; analisar os processos coletados; evidenciar a possível contribuição da fenomenologia para as políticas públicas de inclusão. Procedimento Metodológico: Pesquisa bibliográfica e de campo de natureza fenomenológica. Espera-se com essa pesquisa, demonstrar como Fenomenologia pode contribuir para a melhor compreensão da inclusão, pois procura levar em conta todas as dimensões dos processos de conhecimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA MACHADO, EDILEINE; DENARI, FATIMA ELISABETH. PHENOMENOLOGY: A WAY TO COMPREHEND INCLUSIVE PROCESSES. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCACAO, v. 15, n. 1, p. 900-914, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.