Busca avançada
Ano de início
Entree

Inseminação artificial de cadelas com sêmen sexado por gradiente de densidade

Resumo

Diferentes técnicas são descritas para sexagem do sêmen em bovinos. O método de centrifugação em gradiente descontínuo Percoll é descrito como eficaz em algumas espécies, apesar de apresentar acuidade discutível na maioria dos casos. No entanto, tal método apresenta diferença significativa em relação aos custos, quando se compara à citometria de fluxo. Nos cães, nenhum estudo sobre a sexagem de espermatozoides foi encontrado na literatura, apesar da procura pelos criadores em relação a determinado sexo que favoreça a venda de animais e do alto crescimento da indústria pet. Por esta razão, o presente trabalho visa o desenvolvimento de uma técnica compatível com a realidade de criadores de cães, com custo acessível e sem a necessidade de equipamentos sofisticados. O estudo será dividido em 2 etapas, sendo o Experimento I avaliará entre 3 protocolos de centrifugação em gradiente de densidade (Percoll, Percoll associado ao Nycoprep e Ficoll). As células espermáticas serão avaliadas pré e pós-centrifugação quanto a motilidade pelo CASA (Computer-Aided Semen Analyzer), concentração do ejaculado, morfologia espermática e integridade das membranas plasmática, acrossomal e função mitocondrial. As amostras pré e pós-centrifugação avaliadas por RTqPCR para identificar o método que possa separar maior número de espermatozoides contendo o cromossomo X. Após a determinação do método mais adequado, o Experimento II testará a fertilidade in vivo das células espermáticas separadas pelo método que separou maior quantidade de espermatozoides X, utilizando-se a inseminação artificial. Espera-se obter maior número de fêmeas e tamanho da ninhada compatível com a raça quando os resultados forem comparados ao controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTHE, GABRIELE BARROS; SCOTT, CAROLINE; SICHERLE, CARMEN CECILIA; DE FREITAS GUAITOLINI, CARLOS RENATO; FREITAS DELL'AQUA, CAMILA DE PAULA; MALOSSI, CAMILA DANTAS; ARAUJO-JUNIOR, JOAO PESSOA; DE SOUZA, FABIANA FERREIRA. Sperm sexing with density gradient centrifugation in dogs. Animal Reproduction Science, v. 199, p. 84-92, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.