Busca avançada
Ano de início
Entree

Vigotski: teoria e método: perspectivas em debate

Processo: 12/22773-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 31 de janeiro de 2013 - 09 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Ana Luiza Bustamante Smolka
Pesquisador visitante: Yves Clot
Inst. do pesquisador visitante: Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), França
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional  Desenvolvimento humano 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade | desenvolvimento humano | perspectiva historico-cultural | prática social | trabalho | Vigotski | Psicologia Educacional

Resumo

Interessados nos fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia do Trabalho e da Clínica da Atividade, temos, já há alguns anos, estabelecido contato com o prof. Yves Clot e sua equipe, por meio de diversas formas de intercâmbio, que vem se realizando inclusive com visitas dele ao Brasil e de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) ao CNAM em Paris. Há anos temos estudado seu trabalho e discutido as contribuições da perspectiva proposta pelo autor para pensar a formação e o trabalho docente. Os trabalhos do professor Yves Clot inspiraram alguns dos procedimentos de pesquisa e análises realizadas no âmbito do Projeto para a Melhoria do Ensino Público da Fapesp (Proc. 2009/50556-0), sendo que equipe do projeto teve a oportunidade de estudar esse referencial e discutí-lo em diversas ocasiões. O objetivo da visita é, portanto, realizar um Seminário de Pesquisa, reunindo pesquisadores brasileiros que vem estudando a perspectiva trabalhada pelo autor, com vistas a uma discussão aprofundada de questões que emergiram como problemáticas a partir dos estudos e investigações empíricas realizadas. O Seminário abrangerá os seguintes temas: Atividade e significação; A noção de desenvolvimento e a relação com os instrumentos técnicos e semióticos; Autoconfrontação: análises de dados; O papel do expert/especialista X intervenant em clínica da atividade; As emoções na obra do Vigotski e no mundo contemporâneo. A proposta é realizar uma discussão teórica e metodológica, com vistas a contribuir para as pesquisas em andamento. Pesquisadores convidados, de diferentes grupos, irão apresentar, a partir de suas pesquisas e dos temas propostos, textos para discussão. Temos ainda o objetivo de publicar (em dossiês em revistas ou em coletâneas) os textos apresentados, visando não só fortalecer, mas divulgar o processo de discussão em curso. O debate acadêmico poderá contribuir para as pesquisas em andamento, para o aprofundamento teórico, bem como poderá propiciar a elaboração de novos projetos de colaboração, entre os grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)