Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia de modelos analíticos, de simulação e de emulação para o dimensionamento de redes privadas virtuais utilizando o protocolo internet (IP VPN)

Processo: 11/17339-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Edson Luiz Ursini
Beneficiário:Edson Luiz Ursini
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesq. associados:Varese Salvador Timoteo
Assunto(s):Rede de comunicação  Rede privada virtual  Tráfego de rede  Banda larga  Protocolos de comunicação  Internet 

Resumo

O desenvolvimento de redes de serviços convergentes, incluindo voz, vídeo e dados, através da mesma infraestrutura para encaminhar tráfego de cenários multisserviços, requer o planejamento adequado e o correto dimensionamento dessas redes. As principais aplicações das redes multisserviços podem ser classificadas em dois grandes grupos de tráfego: "stream", que têm exigências estritas de tempo (por exemplo, VoIP) e elásticas, que suportam um atraso aceitável mas não suportam perda (por exemplo, as aplicações FTP, TELNET e HTTP). Este trabalho apresenta uma metodologia de dimensionamento para o serviço de enlaces IP multisserviços, com requisitos de QoS, em que a simulação por eventos discretos é essencial (o modelo analítico aproximado não é o suficiente). O dimensionamento também supõe que os requisitos de QoS e as características do enlace (canal) são conhecidos. Neste trabalho propomos um modelo estendido para o dimensionamento que também pode ser aplicado em uma VPN (Rede Privada Virtual - "Virtual Private Network"), em que as características desconhecidas do enlace (canal) são obtidas por meio de emulação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URSINI, EDSON L.; MARTINS, PAULO S.; MORAES, REGINA L.; TIMOTEO, VARESE S. n-Steps ahead software reliability prediction using the Kalman filter. Applied Mathematics and Computation, v. 245, p. 116-134, OCT 15 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.