Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial mitigador do óleo de cravo sobre as respostas fisiológicas ao estresse de hipóxia e de transporte no lambari, Astyanax altiparanae (GARUTTI & BRITSKI, 2000)

Processo: 12/24698-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Elyara Maria Pereira-Da-Silva
Beneficiário:Elyara Maria Pereira-Da-Silva
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesq. associados: Fábio Rosa Sussel ; João Alberto Negrão ; Mariza Pires de Melo ; Ricardo Henrique Franco de Oliveira
Assunto(s):Manejo animal  Peixes  Lambari  Óleo de cravo  Estresse oxidativo  Eugenol 

Resumo

O óleo de cravo é um anestésico natural, de baixo custo e fácil aquisição e preparo e cujos efeitos, concentrações eficientes e seguras já foram descritos para peixes. Para avaliação do potencial deste fármaco na mitigação das respostas fisiológicas ao estresse no lambari, espécie nativa no Brasil e com reconhecido potencial zootécnico, será estabelecido um delineamento experimental inteiramente casualizado, constituído de quatro tratamentos com 20 repetições cada. Serão anotados e comparados os níveis sanguíneos de glicose e de lactato, hematócrito, índice hepatossomático, concentrações de glicogênio hepático e muscular e o estresse oxidativo (músculo) de peixes submetidos ou não ao estresse de hipóxia (exposição aérea), com ou sem prévia indução anestésica. Posteriormente, será avaliada a concentração mais adequada e os efeitos do anestésico, combinado ou não ao NaCl na água, sobre as respostas fisiológicas ao estresse de transporte simulado (movimentos verticais e horizontais dos sacos a cada 10 minutos, durante cinco horas). Para tanto, será estabelecido um delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3x3 (0, 3 e 6g NaCl; 0, 5 e 7,5 mg.L-1 do anestésico), com 100 peixes por tratamento (densidade de 20 peixes.L-1), anotando-se a mortalidade após a simulação, taxa de sobrevivência acumulada após 96 horas e qualidade da água antes e após os procedimentos. Os mesmos parâmetros fisiológicos avaliados na primeira etapa serão também utilizados para determinação dos efeitos do transporte, amostrando-se 15 peixes de cada tratamento. Os dados serão submetidos à ANOVA, comparando-se as médias pelo teste de Tukey (P<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO DE OLIVEIRA, RICARDO HENRIQUE; PEREIRA-DA-SILVA, ELYARA MARIA; MACEDO VIEGAS, ELISABETE MARIA. Clove oil attenuates stress responses in lambari, Astyanax altiparanae. AQUACULTURE RESEARCH, v. 50, n. 11 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
PEREIRA-DA-SILVA, ELYARA MARIA; FRANCO OLIVEIRA, RICARDO HENRIQUE. Physiological responses of lambari Astyanax altiparanae (Garutti & Britski 2000) to air exposure. AQUACULTURE RESEARCH, v. 48, n. 6, p. 3268-3271, JUN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.