Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos padrões de vitalidade neonatal, hemogasometria e eletrocardiografia em equinos da raça Quarto de Milha

Processo: 12/24845-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Simone Biagio Chiacchio
Beneficiário:Simone Biagio Chiacchio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Lucia Gomes Lourenço
Assunto(s):Neonatologia veterinária  Equinos  Potros  Hemogasometria  Índice de Apgar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apgar | hemogasometria | neonato | neonatologia | potros | Neonatologia

Resumo

As avaliações clínicas dos recém-nascidos bem como a definição da conduta terapêutica adotada figuram como expressivos desafios ao Médico Veterinário. O escore Apgar demonstra ser um método diagnóstico eficiente na avaliação inicial do neonato. Como meio de triagem, o escore Apgar adaptado à Medicina Veterinária colabora para a identificação de alterações inespecíficas do período neonatal imediato, como por exemplo, depressão e alterações respiratórias. A associação das cinco variáveis estudadas assevera maior amplitude à avaliação clínica dos recém-nascidos, tornando-se mais eficaz quando associadas à análise hemogasométrica. A presença de lactato em níveis excessivos documenta a utilização de oxigenação de vias anaeróbicas devido à hipóxia que ocorre durante o parto. Quando o suprimento de oxigênio para o feto é significativamente perturbado, a privação de oxigênio no tecido se desenvolve, e os ácidos começam a se acumular, dando origem a acidemia. Embora a hiperlactatemia, não forneça informação de diagnóstico, indica a gravidade da doença e da necessidade de uma intervenção precoce e agressiva. Este trabalho visa descrever a avaliação dos padrões de vitalidade e bioquímica neonatal em equinos da raça Quarto de Milha nascidos em eutocia nas primeiras 48 horas de vida, visando identificar as alterações clínicas e laboratoriais que podem vir a ser estabelecidas como protocolos de avaliação neonatal em potros neonatos, orientando assim nas medidas a serem tomadas quando necessárias na vida extra-uterina. Serão avaliados 20 neonatos equinos por meio de escore Apgar modificado nos primeiros cinco e 10 minutos após nascimento. A avaliação da hemogasometria, glicemia, cortisol, lactato e eletrocardiograma serão procedidos nos momentos imediatamente pós-parto (M0), três horas (M1), seis horas (M2), 12 horas (M3), 24 horas (M4), 36 horas (M5) e 48 horas (M6). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALGUEIRO CRUZ, RAISSA KAROLLINY; ALFONSO, ANGELICA; GOMES LOURENCO, MARIA LUCIA; VELA ULIAN, CARLA MARIA; SUDANO, MATEUS JOSE; OBA, EUNICE; PADOVANI, CARLOS ROBERTO; RODRIGUES RAMOS, PAULO ROBERTO; CHIACCHIO, SIMONE BIAGIO. Electrolyte, Blood Gas and Electrocardiographic Profile of Neonatal Foals in the First 48 Hours of Life. Acta Scientiae Veterinariae, v. 43, . (12/24845-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: