Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teórico de nanoestruturas e materiais complexos

Processo: 13/02032-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Edison Zacarias da Silva
Beneficiário:Edison Zacarias da Silva
Pesquisador visitante: Miguel Ángel San Miguel Barrera
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de Sevilla (US), Espanha
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/16970-0 - Modelagem computacional da matéria condensada: uma abordagem em múltiplas escalas, AP.TEM
Assunto(s):Nanociência  Estrutura eletrônica  Nanofios  Materiais nanoestruturados  Simulação de dinâmica molecular 

Resumo

A presente solicitação de visita de um ano para o Prof. Miguel San Miguel ao Instituto de Física Gleb Wataghin UNICAMP para continuar uma colaboração científica já em andamento, entre os grupos do IFGW (MC)2 e da Universidade de Sevilla (Espanha). Este projeto de colaboração visa agregar competências na área de ciência de materiais e nanociência. No IFGW-UNICAMP o nosso grupo (MC)2 usa técnicas de simulações computacionais para o estudo de vários problemas em matéria condensada e nanociências, e o Prof. San Miguel é especialista em simulações computacionais em superfícies e interfaces complexas, catálise entre outros. Nesta visita serão desenvolvidos junto com os participantes do IFGW, alguns projetos de pesquisa listados a seguir. Este projeto pretende também iniciar uma colaboração com pesquisadores do grupo de pesquisa dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais (INCTM). Nesta colaboração pretendemos usar cálculos de estrutura eletrônica para o estudo de alguns problemas estudados experimental e teoricamente pelos pesquisadores do INCTM. Os projetos no IFGW são: Nanofios metálicos suportados em superfícies: (a) Formação de dímeros em superfícies metálicas (este projeto já foi iniciado). (b) Formação de nanofios em superfícies metálicas. (c) Estrutura de interfaces metálicas: filmes de metais de transição suportados em NiAl(110). (d) Vias de introdução de impurezas atômicas e moleculares em nanofios de ouro. Uso de MonteCarlo Quántico: (e) Aplicação de métodos de MonteCarlo Quântico no estudo de dimeros metálicos. Na colaboração com o INCTM os projetos são: Estudo teórico sobre o mecanismo de nucleação e crescimento de óxido de cobre: (f) Simulações computacionais da formação do óxido de cobre em estado sólido, a partir dos íons Cu2+ em solução aquosa. Sínteses de filamentos de prata por bombardeio eletrônico sobre ±-Ag2WO4: (g) Simulações computacionais da formação de nanofios de prata a partir cristais de ±-Ag2WO4.Durante sua estadia ele ministrará um curso de um semestre na Pós Graduação do IFGW, de Interfaces e Superfícies Complexas com uma aula semanal de 2 horas cada que corresponde a dois créditos no programa de Pós Graduação e participará de seminários do grupo, discussões e possível co-orientação de alunos do grupo, além das pesquisas acima apresentadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAN-MIGUEL, MIGUEL A.; AMORIM, EDGARD P. M.; DA SILVA, E. Z. NiAl(110) Surface as a Template for Growing Transition Metal Linear Atomic Chains: A DFT Investigation. Journal of Physical Chemistry C, v. 119, n. 5, p. 2456-2461, FEB 5 2015. Citações Web of Science: 2.
PEREIRA, WYLLAMANNEY DA SILVA; ANDRES, JUAN; GRACIA, LOURDES; SAN-MIGUEL, MIGUEL A.; DA SILVA, EDISON Z.; LONGO, ELSON; LONGO, VALERIA M. Elucidating the real-time Ag nanoparticle growth on alpha-Ag2WO4 during electron beam irradiation: experimental evidence and theoretical insights. Physical Chemistry Chemical Physics, v. 17, n. 7, p. 5352-5359, 2015. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.