Busca avançada
Ano de início
Entree

E-cidadania: sistemas e métodos na constituição de uma cultura mediada por tecnologias de informação e comunicação

Resumo

No contexto de Brasil, vivemos enormes diferenças sócio-econômicas, culturais, regionais e de acesso à tecnologia e ao conhecimento. Esse é um cenário para o qual não existem experiências nas quais possamos nos inspirar, onde o desafio é único: fazer com que as Tecnologias da Informação e Comunicação, via suas interfaces de usuário, beneficiem o conjunto dos cidadãos, promovendo o processo de constituição de uma sociedade mais justa e aberta às diferenças. O grande desafio da Computação para mudar esse quadro passa pela busca de métodos e design de sistemas que possibilitem o acesso e façam sentido para a comunidade de usuários, sustentando a constituição de uma cultura digital e respeitando a diversidade de nossa sociedade. Esta proposta de pesquisa investiga e propõe soluções de interação e de interface para a diversidade de competências de usuários que constituem hoje o cenário de excluídos digitais em nossa sociedade (incluindo analfabetos e pessoas com deficiência). Em linhas gerais o Projeto aqui proposto objetiva estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas do grupo de pesquisa com a Instituição Parceira (rede Jovem.com e comunidades de seu entorno) para o design da interação e das interfaces a serem implementadas em um sistema piloto na comunidade alvo. Disponibilizar sistemas que façam sentido e sejam acessíveis ao cidadão, trazendo assim benefícios à sociedade como um todo requer uma visão sócio-técnica para o problema. Para tanto propomos nesta pesquisa o uso do referencial da Semiótica Organizacional de forma articulada aos princípios do Design Universal ou Design para Todos. Os resultados esperados do Projeto poderão contribuir tanto em nível do avanço na pesquisa em interfaces ajustáveis à diversidade de competências de seus usuários (inclusivas e universais) quanto do ponto de vista da criação de aplicações que façam sentido à comunidade alvo (constituição de redes sociais de e-cidadania). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, JULIO CESAR; BONACIN, RODRIGO; BARANAUSKAS, M. CECILIA C. Addressing universal access in social networks: an inclusive search mechanism. UNIVERSAL ACCESS IN THE INFORMATION SOCIETY, v. 13, n. 2, p. 125-145, JUN 2014. Citações Web of Science: 2.
FORTUNA‚ F.J.; BONACIN‚ R.; BARANAUSKAS‚ M.C.C. A Framework Based on Ajax and Semiotics to Build Flexible User Interfaces. Enterprise Information Systems, p. 526-540, 2011.
REIS‚ J.C.; BONACIN‚ R.; BARANAUSKAS‚ M.C.C. Prospecting an Inclusive Search Mechanism for Social Network Services. Enterprise Information Systems, p. 555-570, 2011.
BONACIN, RODRIGO; MELO, AMANDA M.; SIMONI, CARLOS A. C.; BARANAUSKAS, M. CECILIA C. Accessibility and interoperability in e-government systems: outlining an inclusive development process. UNIVERSAL ACCESS IN THE INFORMATION SOCIETY, v. 9, n. 1, p. 17-33, MAR 2010. Citações Web of Science: 8.
ALMEIDA NERIS‚ V.P.; BARANAUSKAS‚ M.C.C. Interfaces for All: A Tailoring-Based Approach. Enterprise Information Systems, p. 928-939, 2009.
BONACIN‚ R.; BARANAUSKAS‚ M.C.C.; RODRIGUES‚ M.A. An Agile Process Model for Inclusive Software Development. Enterprise Information Systems, p. 807-818, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.