Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do potencial antiviral do muco de Phyllocaulis boraceiensis

Processo: 12/22555-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2013 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Ronaldo Zucatelli Mendonca
Beneficiário:Ronaldo Zucatelli Mendonca
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Rita de Toledo Piza
Assunto(s):Malacologia  Gastropoda  Moluscos  Phyllocaulis boraceiensis  Muco  Antivirais  Substâncias bioativas 

Resumo

Gastrópodes terrestres secretam muco pela superfície corporal, quando se locomovem, para proteção do corpo contra injúria mecânica, dessecação ou contato com substâncias nocivas. O muco de moluscos tem sido estudado como fonte de novos compostos naturais com propriedades biológicas, entre elas a capacidade de induzir proliferação celular. Fibroblastos humanos tratados com 0,012 mg/µl de muco de Phyllocaulis boraceiensis apresentaram altas taxas de proliferação induzindo um aumento significativo na produção e secreção de componentes da matriz extracelular como as fibras de colágeno. Estudos envolvendo o muco de P. boraceiensis elucidaram a presença de proteínas com atividade cicatricial quando aplicada na derme de camundongos submetidos a uma incisão dorsal. O objetivo deste projeto é identificar, isolar, purificar e sequenciar proteínas presentes no muco da lesma terrestre P. boraceiensis que apresentem ação antiviral "in vitro", utilizando-se para isso fracionamento por cromatografia, técnicas de proteômica como géis bidimensionais e espectrometria de massas. A ação antiviral será determinada "in vitro" em células VERO, L929 e MDCK infectadas respectivamente com os vírus do sarampo, poliovírus e vírus da Influenza. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE TOLEDO-PIZA, ANA RITA; DE OLIVEIRA, MARIA ISABEL; NEGRI, GIUSEPPINA; MENDONCA, RONALDO ZUCATELLI; FIGUEIREDO, CRISTINA ADELAIDE. Polyunsaturated fatty acids from Phyllocaulis boraceiensis mucus block the replication of influenza virus. Archives of Microbiology, v. 200, n. 6, p. 961-970, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.