Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho produtivo de mexilhões Perna perna (Linnaeus,1758) cultivados no sistema de cordas em diferentes densidades, em Caraguatatuba, SP, Brasil

Resumo

A crescente demanda por mexilhões jovens (sementes) para dar início ao processo de cultivo tem aumentado o seu valor, fazendo com que práticas antes não seguidas pelos produtores, como o controle da densidade de semeadura, passem a ganhar importância cada vez maior. O objetivo geral do presente estudo é determinar a influência de três densidades de semeadura sobre alguns indicadores de desempenho produtivo de mexilhões Perna perna cultivados no sistema de cordas na Praia de Cocanha, Caraguatatuba (SP), por meio de estudos sobre: influência da densidade sobre o crescimento e biomassa dos mexilhões; influência da densidade sobre as relações comprimento vs. peso total, peso dos tecidos e peso das conchas dos mexilhões; relação peso-comprimento; curvas de crescimento em comprimento e peso; intensidade de fixação de novas classes etárias (sementes) de mexilhões sobre as cordas de cultivo; biomassa de organismos incrustantes nas cordas; condições ambientais e a disponibilidade de alimento na região de estudo. Semanalmente serão monitorados a temperatura, salinidade e transparência da água. Mensalmente serão determinados a clorofila-a, e o material total particulado (frações orgânica e inorgânica). Em maio 2013, serão distribuídas em dois long-lines, 48 cordas com 1 m de comprimento cada, semeadas nas densidades de 200, 300 e 400 sementes m-1 (16 cordas por densidade). Mensalmente, a partir de junho 2013 e durante seis meses, duas cordas de cada densidade serão amostradas. Uma ANOVA fatorial será aplicada para testar o efeito da densidade e do tempo de cultivo sobre os comprimentos e pesos dos mexilhões. Em dezembro as quatro cordas restantes de cada densidade serão retiradas, comparando-se os comprimentos e pesos médios por meio de uma ANOVA, com três tratamentos e quatro repetições. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, JOSE LUIZ I; NUNES GALVAO, MARCIA SANTOS; GARCIA, CINTIA FERNANDA; ALMEIDA MARQUES, HELCIO LUIS. Productive performance of brown mussels Perna perna (Linnaeus, 1758) cultivated on ropes at low densities in Caraguatatuba, Brazil. AQUACULTURE RESEARCH, v. 51, n. 8 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.