Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da infusão de células-tronco mesenquimais sobre o sistema neuromuscular em modelo de neuropatia diabética

Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é um importante problema de saúde pública, devido à elevada prevalência, sendo a neuropatia diabética (ND) a complicação crônica mais freqüente. A hiperglicemia lesa neurônios, levando a um distúrbio sensório-motor. A terapia com células-tronco é uma estratégia atrativa para várias das complicações do DM, entre elas a ND, uma vez que elas têm a capacidade de se diferenciar em outros tipos de células e tecidos, incluindo o músculo, além da capacidade de modularem os fatores neurotróficos nos nervos. Entretanto, mecanisticamente, esse processo é pouco conhecido. A hipótese do presente estudo é que o tratamento com células-tronco mesenquimais (MSCs) reduza a atrofia e a perda de massa muscular, melhorando a interação neuromuscular. O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos da injeção de células-tronco mesenquimais sobre a função neuromuscular, morfologia e morfometria de nervo e fibras musculares e a expressão de genes e proteína associados à atrofia muscular. Será utilizado modelo experimental de DM, induzido por estreptozotocina (STZ, 50mg/Kg de peso corporal). Os animais serão divididos em grupos diabéticos (tratados e não-tratados com MSCs) e controle. Os animais tratados receberão 4 injeções semanais de MSCs (1x106 células/injeção) ou tampão fosfato (PBS) intrapenitonealmente. Serão realizados análise funcional pelo teste de marcha em pista e de condução nervosa (reobase, cronaxia e acomodação) semanalmente. A coleta de tecidos (músculo e nervo) será feita 4 semanas após a primeira injeção para análise morfológica e morfométrica de nervo e músculo, quantificação da expressão gênica muscular (Atr-1, MuRF-1, Miostatina) e da expressão protéica (Atr-1, MuRF-1). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUNA, GENOVEVA FLORES. Effects of mesenchymal stromal cells on type 1 diabetes mellitus rat muscles. MUSCLE & NERVE, v. 58, n. 4, p. 583-591, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.