Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de qualidade do leite e conforto animal em fazendas que usam o sistema de cama composta para vacas leiteiras confinadas

Processo: 13/00517-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Beneficiário:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Guido Gomes Wanderley ; Helio Langoni ; Samuel Fávero
Assunto(s):Mastite bovina  Bovinocultura leiteira  Qualidade do leite  Bem-estar do animal 

Resumo

O uso do sistema de compostagem para alojar vacas leiteiras tem crescido recente em nível mundial e pode ser justificado pela diminuição drástica do impacto ambiental causado pela eliminação de dejetos animais. Relatos de produtores e dados derivados de poucos estudos descritivos realizados na América do Norte sugerem que uma melhora nos índices de conforto animal pode ser observada na maioria das fazendas após a transição do sistema convencional (free-stall) para o sistema de alojamento livre em cama composta. Entretanto, resultados contraditórios foram observados sobre o efeito do sistema na qualidade do leite e saúde animal. Ainda não é claro se o uso de fezes na formação do composto e a exposição aos produtos tóxicos resultantes do processo de fermentação da cama influenciam a ocorrência de mastite e outras doenças. No Brasil o sistema foi implantado em algumas fazendas, mas há uma escassez de dados científicos que possam ser usados para avaliar seu impacto no bem estar animal e na saúde na glândula mamária. Três rebanhos que utilizam o sistema de cama composta serão acompanhados de forma prospectiva durante um ano para identificar fatores de risco para a incidência de mastite clínica e subclínica, o perfil microbiológico dos patógenos causadores de mastite e presentes no leite a granel, e fatores associados à contagem bacteriana total da cama composta. Índices de conforto animal serão estimados e correlacionados a qualidade ambiental dos animais. Resultados deste estudo poderão ser diretamente aplicados por produtores que desejam transicionar para o sistema, ou aqueles que desejam aperfeiçoar práticas existentes. A validação do sistema de alojamento em cama composta seria de grande importância, pois poderia haver uma diminuição drástica no impacto ambiental causado pela eliminação de dejetos animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVERO, S.; PORTILHO, F. V. R.; OLIVEIRA, A. C. R.; LANGONI, H.; PANTOJA, J. C. F. Factors associated with mastitis epidemiologic indexes, animal hygiene, and bulk milk bacterial concentrations in dairy herds housed on compost bedding. LIVESTOCK SCIENCE, v. 181, p. 220-230, NOV 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.