Busca avançada
Ano de início
Entree

Melatonina modula o controle baroreflexo via postrema

Resumo

A glândula pineal e seu hormônio melatonina têm sido implicados na modulação do sistema cardiovascular. Nosso objetivo foi o de estudar os efeitos da melatonina sobre a sensibilidade barorreflexa e o papel da área postrema, como um modulador do componente do arco barorreflexo. Pressão arterial média (PAM) e frequência cardíaca (FC) foram registradas em ratos conscientes e com livre movimentação. A sensibilidade baroreceptor foi avaliada pela determinação das respostas de FC com infusões de fenilefrina (FE) e nitroprussiato de sódio (NS) induzindo mudanças na PAM. Melatonina em bolus (0,11 mg 1 kg) imediatamente seguido por sua infusão contínua (0,43 x 10-9 M a uma frequência de 0,65 mil h durante 30 minutos) em ratos normotensos produziu um desvio para baixo do controle reflexo baroreceptor com um substancial inibição da taquicardia reflexa (-32%) e potenciação da bradicardia reflexa (+20%). Ablação da área postrema (APX) induziu uma diminuição sustentada da pressão arterial média (101 ± 3 vs 116 ± 3 mmHg, p <0,05 em comparação com ratos SHAM, respectivamente). As alterações da função barorreflexa induzidas pela melatonina observadas no grupo SHAM foram suprimidas no grupo APX. Podemos concluir que a melatonina circulante pode modular o reflexo barorreceptor no controle da FC, levando a um reseting para valores mais baixos de FC. Os efeitos moduladores da melatonina podem ser mediados através de receptores de melatonina na área postrema localizados fora da barreira hemato-encefálica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, LUCIANA A.; PEREIRA, JR., VALTER L.; MURALIKRISHNA, AMITA; ALBARWANI, SULAYMA; BRAS, SUSANA; GOUVEIA, SONIA. Mathematical biornarkers for the autonomic regulation of cardiovascular system. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 4, 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.